São Francisco do Sul alerta para baixa adesão na vacina da gripe

Baixa adesão pode ocasionar sobrecarga no atendimento de Urgência e Emergência
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Francisco do Sul

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciou em abril deste ano para os grupos prioritários elegidos pelo Ministério da Saúde: Crianças de 6 meses a 4 anos, doentes crônicos, profissionais de saúde, profissionais portuários, professores da rede pública e privada, entre outros.

Buscando aumentar a adesão vacinal em São Francisco do Sul, está sendo realizada a abertura de unidades de saúde durante os finais de semana ou em eventos, para oferecer oportunidade do recebimento de vacinas para quem não pode procurar as unidades durante o horário normal de funcionamento.

Já foram ofertadas vacinas no 1º final de semana da Festilha, em 2 sábados de abril e 1 sábado em maio. Há programação para um final de semana em cada mês, para ofertar vacinas de campanha como a gripe, vacinas de covid e atualização das vacinas de rotina.

Este ano, nos deparamos com o menor número de vacinados em relação aos anos anteriores, mesmo o Ministério da Saúde tendo liberado na primeira etapa, grupos que comumente são da segunda ou terceira, como, por exemplo, os professores. Até o momento, o município registrou um total de 240 profissionais de educação vacinados. Considerando que apenas no âmbito municipal temos 930 professores ativos (75% de faltosos).

Outro grupo bem importante é o das crianças de 06 meses a 5 anos, que até o momento registraram o total de 921 doses aplicadas. Devemos frisar que a vacinação contra a Influenza (gripe) deve ser realizada na presença dos pais e/ou responsáveis, a fim de receber as devidas orientações acerca de reações adversas comuns, e em um ambiente adequado e seguro como a Sala de Vacina da unidade de saúde. A vacina está disponível nas unidades de saúde para toda a população acima de 6 meses.

Vale ressaltar que, a vacinação contra o Covid-19 também oferecida pelo Sistema Único de Saúde, promove a proteção necessária para as formas graves da doença e pode ser administrada com a vacina da gripe. 

Nessa época de proliferação de doenças respiratórias, devemos fazer a nossa parte perante a sociedade, e desfrutar das opções preventivas que temos à nossa disposição. 

Desta forma, ajudamos a não sobrecarregar os serviços destinados às urgências e emergências proporcionando o melhor e mais prestativo atendimento àqueles que realmente necessitam.

Dias de ações de vacina: Unidades Acaraí e Enseada: 17/06 – 08/07 – 12/08 – 16/09 – 21/10 – 11/11 – 09/12

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira