A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciou em abril deste ano para os grupos prioritários elegidos pelo Ministério da Saúde: Crianças de 6 meses a 4 anos, doentes crônicos, profissionais de saúde, profissionais portuários, professores da rede pública e privada, entre outros.
Buscando aumentar a adesão vacinal em São Francisco do Sul, está sendo realizada a abertura de unidades de saúde durante os finais de semana ou em eventos, para oferecer oportunidade do recebimento de vacinas para quem não pode procurar as unidades durante o horário normal de funcionamento.
Já foram ofertadas vacinas no 1º final de semana da Festilha, em 2 sábados de abril e 1 sábado em maio. Há programação para um final de semana em cada mês, para ofertar vacinas de campanha como a gripe, vacinas de covid e atualização das vacinas de rotina.
Este ano, nos deparamos com o menor número de vacinados em relação aos anos anteriores, mesmo o Ministério da Saúde tendo liberado na primeira etapa, grupos que comumente são da segunda ou terceira, como, por exemplo, os professores. Até o momento, o município registrou um total de 240 profissionais de educação vacinados. Considerando que apenas no âmbito municipal temos 930 professores ativos (75% de faltosos).
Outro grupo bem importante é o das crianças de 06 meses a 5 anos, que até o momento registraram o total de 921 doses aplicadas. Devemos frisar que a vacinação contra a Influenza (gripe) deve ser realizada na presença dos pais e/ou responsáveis, a fim de receber as devidas orientações acerca de reações adversas comuns, e em um ambiente adequado e seguro como a Sala de Vacina da unidade de saúde. A vacina está disponível nas unidades de saúde para toda a população acima de 6 meses.
Vale ressaltar que, a vacinação contra o Covid-19 também oferecida pelo Sistema Único de Saúde, promove a proteção necessária para as formas graves da doença e pode ser administrada com a vacina da gripe.
Nessa época de proliferação de doenças respiratórias, devemos fazer a nossa parte perante a sociedade, e desfrutar das opções preventivas que temos à nossa disposição.
Desta forma, ajudamos a não sobrecarregar os serviços destinados às urgências e emergências proporcionando o melhor e mais prestativo atendimento àqueles que realmente necessitam.
Dias de ações de vacina: Unidades Acaraí e Enseada: 17/06 – 08/07 – 12/08 – 16/09 – 21/10 – 11/11 – 09/12
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana
Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde