Ruas são limpas e salas de aula começam a ser montadas com material enviado por Joinville para o município de Guaíba

image host

A sexta-feira, 31, foi de trabalho intenso para as equipes que estão atuando no município gaúcho de Guaíba. Nos últimos dois dias, as equipes da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Joinville e dos Bombeiros Voluntários de Joinville fizeram a limpeza de cerca de 500 metros de ruas.

Para se ter um comparativo da quantidade de entulhos, para a limpeza de apenas uma rua foram necessárias 36 viagens com os caminhões-caçamba disponibilizados pela prefeitura.

Duas máquinas retroescavadeiras auxiliam nesse serviço. Após o recolhimento dos entulhos, os bombeiros fazem a higienização da rua. Nesta operação, foram usados 48 mil litros de água até o momento. O trabalho é planejado em parceria entre os dois municípios e o Poder Executivo de Guaíba indica onde as equipes joinvilenses atuarão.

Denise Severo é moradora de uma das ruas que recebeu o mutirão de limpeza com profissionais de Joinville. “A gente passou por momentos que não desejamos para ninguém, mas a sensação hoje é de gratidão. Gratidão por vocês terem vindo e ajudado. Somos uma família aqui nessa rua, temos muitas histórias. Que vocês levem um pouquinho de nós, o sentimento de gratidão para a cidade de vocês. Joinville hoje faz parte de Guaíba”, afirma Denise.

Já começaram também as montagens das salas de aula com os móveis enviados pela Secretaria de Educação de Joinville. Os materiais serão usados para a montagem de 30 salas de aula em seis escolas municipais atingidas pela enchente. Outra colaboração com Guaíba é na montagem das cozinhas dessas unidades escolares com geladeira, fogão industrial, utensílios como panelas, tábuas, potes e demais itens.

“Foi um momento emocionante. Já estou vendo essa sala cheia de alunos. Muito obrigado pela ajuda que vocês nos deram. Foi especial”, disse Elis Azeredo, diretora adjunta da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, que é a maior unidade educacional do município, com 1,6 mil alunos.

A Defesa Civil de Joinville também disponibilizou quatro rádios para que as equipes de Guaíba possam se comunicar mesmo à distância. Outra ação que ocorreu foi a entrega dos computadores enviados pela Secretaria de Assistência Social para a equipe de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Guaíba. A expectativa é que eles comecem a operar na próxima segunda-feira.

O diretor da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Manoel de Souza, participou de uma reunião do Comitê de Crise de Guaíba. Estiveram presentes na reunião, além do Poder Executivo de Guaíba, forças de segurança e salvamento, Marinha, Exército e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos