A comissão organizadora do 6º Pianístico confirmou para esta sexta-feira, 1º de setembro, a distribuição do primeiro lote de ingressos para os espetáculos e workshops que compõem a programação. Como nas edições anteriores, as reservas devem ser feitas pelo site enjoyticket.com.br, limitadas a dois ingressos por CPF. O festival terá seis dias de duração, de 19 a 24 de setembro, com atividades em sete palcos, além de estabelecimentos comerciais, com a ação intitulada “Pianos pela Cidade”. De ponta a ponta, o acesso é gratuito.
A abertura do festival, dia 19, na Sociedade Harmonia Lyra, será com o pianista Amaro Freitas, um dos nomes mais reconhecidos do jazz brasileiro, com presença constante em palcos internacionais. Neste ano, Amaro exibe um novo trabalho. “Sankofa”, que ele próprio define como uma busca espiritual por histórias esquecidas, filosofias antigas e figuras inspiradoras do Brasil Negro. O artista nasceu e cresceu na periferia de Recife.
Atração das mais aguardadas desta edição do Pianístico, o Amal Piano Duo, formado em 2008 pelo judeu Yaron Kohlberg e pelo árabe Bishara Haroni, estreou em 2008, na Opera House, em Oslo, Noruega, exibindo um excelente resultado musical, além de uma mensagem de paz e amizade. Os artistas já se apresentaram nas maiores casas de espetáculos do mundo. O duo, que promove uma combinação entre a música clássica e a world music, acaba de compor uma peça que combina os hinos nacionais de Israel e da Palestina.
Programação pedagógica
Como já se tornou tradicional, o Pianístico realiza ações em paralelo: os cursos e workshops, e as ações batizadas de Pianos pela Cidade e Pianístico nas Escolas. Nas atividades pedagógicas, busca aproximar os artistas do público e compartilha conhecimento, experiências, tendências e atualizações. A ação chancela a valorização que o Pianístico dá ao aspecto formativo. Desta vez, serão cinco workshops, dos quais quatro serão direcionados à prática musical ao piano, orientados para músicos e aficionados em geral, e um curso focado no ensino e aprendizado coletivo do piano.
No total, 14 horas de cursos, ministrados por vários dos musicistas que também subirão aos palcos do Pianístico, cinco brasileiros e uma americana. Com vagas limitadas, os workshops e o curso para professores, gratuitos, acontecem na Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, e na Escola de Música Belas Artes de Joinville.
Confira a programação completa
19 de setembro
20h30, Amaro Freitas, na Sociedade Harmonia Lyra
20 de setembro
14h, workshop com Ana Azevedo, na Casa da Cultura
20h30, Valentin Magyar (Hungria), na Sociedade Harmonia Lyra
21 de setembro
14h, workshop com Cheryl Renée (EUA), na Casa da Cultura
20h, Ana Azevedo, no Instituto Internacional Juarez Machado
22h, Cheryl Renée, show solo, no Instituto Internacional Juarez Machado
22 de setembro
10h, workshop com Vera Di Domenico, na Casa da Cultura
14h, curso para professores de piano, com Naira Poloni, no Belas Artes Joinville
17h, Lilian Nakahodo e Grace Torres, na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
19h, Cheryl Renée, show com banda, no Shopping Mueller
20h30, Jonathan Ferr, no Teatro Juarez Machado
23 de setembro
10h, workshop com Benjamim Taubkin, na Casa da Cultura
11h, Arthur Bandt, no Instituto Internacional Juarez Machado
14h, curso para professores de piano, com Naira Poloni, no Belas Artes Joinville
16h, Benjamim Taubkin, no Teatro Juarez Machado
20h30, Amal Piano Duo (Israel/Palestina), no Teatro Juarez Machado
24 de setembro
11h, Salzburg Piano Trio (Áustria), no Teatro Juarez Machado
17h, Tulio Mourão, na Sociedade Harmonia Lyra
19h30, PianOrquestra, no Teatro Juarez Machado

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde