Novo relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta sexta-feira, 27, apontou melhora em 17 pontos em Santa Catarina, mas das praias da região norte do estado, apenas Balneário Piçarras não tem praia imprópria para banho. Nas demais cidades litorâneas, como São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, além de Joinville e Araquari, que também são banhadas pelo mar, ainda têm locais considerados impróprios para o banho.
O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos e em mais de 100 praias e balneários do sul ao norte do estado. Em comparação ao último relatório divulgado pelo IMA, 4 pontos passaram de próprio para impróprio e 21 passaram de impróprio para próprio, ou seja, um acréscimo de 17 pontos próprios.
O relatório completo de balneabilidade com os pontos considerados impróprios e próprios pode ser visualizado clicando neste link. Já o cronograma de coletas, que agora serão mais frequentes, pode ser conferido clicando aqui.
Balneário Piçarras livre de contaminações nas praias
Resultados de exames solicitados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN), divulgados nesta sexta-feira, indicam que a água da orla de Balneário Piçarras possui boa balneabilidade.
Com um surto de viroses registrado na alta temporada de 2022/23 em diferentes cidades catarinenses, o LACEN e a Vigilância Ambiental Estadual solicitaram a coleta de amostras das águas. Balneário Piçarras foi o primeiro município a atender a solicitação, com amostras coletadas no dia 16 de janeiro na descida da Rua Nackle Francisco, no Centro. O resultado foi liberado na última terça-feira, 24, e indicou a falta de contaminantes do tipo norovírus e rotavírus, que são os agentes causadores de diarreias, ou seja, a orla piçarrense possui boa qualidade.
