O Brasil enfrenta um cenário preocupante em relação à dengue. Após um início de ano já alarmante, com mais de 287 mil casos prováveis registrados pelo Ministério da Saúde, incluindo 109 óbitos confirmados e 300 em investigação, a perspectiva para os próximos meses exige atenção redobrada.
A combinação de fatores como o alto volume de chuvas previsto, que intensifica a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e o retorno do sorotipo 3 da dengue (ausente desde 2007 em São Paulo e Rio de Janeiro) eleva a vulnerabilidade da população.
A reinfecção é um ponto crítico, pois pode levar a quadros mais graves da doença devido à resposta inadequada dos anticorpos pré-existentes, que, em vez de proteger, facilitam a disseminação viral.
Vacinação
Para evitar o desperdício de doses da vacina contra a dengue, o Ministério da Saúde autorizou a expansão temporária da vacinação, priorizando doses próximas do vencimento.
As faixas etárias contempladas são:
• Vacinas com validade de 2 meses: 6 a 16 anos.
• Vacinas com validade de até 1 mês: 4 a 59 anos.
Pequenas ações geram grandes proteções, não deixe a dengue crescer.

MAIS DE 102 ATENDIMENTOS EM 2024
A REDEH atende em Araquari, no Pronto Atendimento Prefeito Aci Ferreira de Oliveira, oferecendo serviços médicos de urgência e emergência 24 horas por dia.
Em parceria com a Secretaria de Saúde, na Policlínica, a REDEH disponibiliza consultas com especialistas em diversas áreas, incluindo otorrinolaringologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral, pequenas cirurgias, cirurgia vascular e ginecológica, proctologia, oftalmologia, ortopedia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, pneumologia, psiquiatria, além de tratamentos para catarata, mapeamento de retina, ultrassonografia, exames laboratoriais e raio-x digital.
Com 102.778 serviços prestados à população de Araquari em 2024, a REDEH demonstra seu compromisso com a saúde da comunidade. Desse total, o Pronto Atendimento foi responsável por 71.163 atendimentos, e a Policlínica realizou 31.615 exames.
Assim, em janeiro de 2025, a REDEH já realizou 5.942 atendimentos no Pronto Atendimento e foram efetuados 2.299 exames na Policlínica.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde