O professor Giovani de Lima, 47 anos, é o único advogado de Joinville e das regiões Norte e Planalto Norte entre os candidatos à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Ele já passou por duas importantes etapas do processo de definição da vaga do Quinto Constitucional destinado à advocacia.
A primeira foi ter seu nome entre os 23 homologados pela Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Santa Catarina (OAB/SC). A segunda foi a sabatina na OAB/SC, no dia 29 de outubro, quando passou a integrar a lista dos 12 candidatos que permanecem na disputa.
A próxima etapa será a eleição no âmbito da OAB/SC no dia 16 de novembro. Podem votar todos os advogados com atuação em Santa Catarina. A votação será online, entre 9 horas e 17 horas, pelo site da OAB/SC, os seis candidatos mais bem votados avançam à próxima etapa, que será uma sabatina no TJSC.
Experiência
Esta é segunda vez que Giovani participa do processo como representante da Advocacia do Norte e Planalto Norte do Estado. Na primeira, recebeu 1.055 votos dos colegas advogados em 2021, avançou à sabatina do TJSC e integrou a lista tríplice enviada à escolha final do governador. Giovani exerce a advocacia há quase 25 anos, desde que se formou em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1997. É sócio efetivo e fundador do escritório Lima & Lima Advogados Associados.
É pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e pela Associação Catarinense de Ensino (Ace), cursou a Escola da Magistratura e é mestre em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (Univille).
Atua como professor universitário, em Joinville, há mais de 20 anos, tendo lecionado na Univille em Joinville e São Bento do Sul, na Ace, na FCJ e na Faculdade Ielusc.
Serviço a comunidade
Restam três etapas para o professor Giovani entrar para a história como o primeiro desembargador do Quinto Constitucional oriundo da advocacia de Joinville em quase 90 anos, desde a criação desta regra, em 1934: a eleição entre os colegas advogados, a sabatina do TJSC e a escolha do governador.
Além da representação dos colegas advogados na segunda instância da Justiça, o professor Giovani também pretende atuar a serviço da comunidade de Joinville e das cidades das regiões Norte e Planalto Norte.
“Há vários programas sociais no âmbito do TJSC em que pretendo trabalhar fortemente para captação de recursos para a região, como o Programa Novos Caminhos, que busca resgatar a dignidade de jovens em situação de vulnerabilidade para inserção no mercado de trabalho; o Programa Lar Legal, em que podemos atuar em parceria com a Prefeitura na regularização fundiária; e o Protege, programa de proteção e auxílio a vítimas de violência, familiares e testemunhas ameaçadas”, exemplifica o advogado, professor e candidato ao TJSC.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde