Implementado no final de 2023, o núcleo de fanfarras do Programa Música na Escola atinge o maior número de alunos atendidos desde o lançamento. Com o reinício das aulas, a coordenação do projeto contabilizou 1.359 participantes de 27 unidades escolares. O programa é resultado de um convênio da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Joinville com o Instituto Arte Maior.
A Escola Municipal Dom Jaime, no bairro Comasa, é a mais recente, e iniciou com 50 estudantes inscritos. Sete escolas participaram do Desfile pelo Aniversário de Joinville, em 9 de março, algumas pela primeira vez.
“Ao participar das bandas, os alunos exercitam atributos como união, respeito, responsabilidade e empatia, criando vínculos sociais genuínos e estimulando o pertencimento”, destaca o professor Tiago Pereira, que lidera o programa pelo Instituto Arte Maior. “A consolidação das fanfarras é um indicativo de que estamos no caminho do aprimoramento na formação desses alunos.”
A professora Louise Moraes, que faz parte da Comissão e Avaliação do Contraturno Escolar, na Secretaria da Educação de Joinville, assinala que o programa contribui para expandir a educação musical.
“Essa parceria é motivo de celebração”, diz Louise, destacando que a música auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional e na regulação dos sentimentos dos jovens. “Os relatos de mudanças de comportamento em sala de aula, tanto no âmbito da aprendizagem quanto no da disciplina, comprovam a eficácia da iniciativa.”
O Instituto Arte Maior, responsável pelo programa, também atende a 140 alunos bolsistas em seus cursos regulares, nas áreas de cordas, teclas, percussão, vocal, teoria e musicalização infantil. O foco está no público infantil, e a proposta é garantir que crianças em situação de vulnerabilidade social “descubram a beleza da música e desenvolvam suas habilidades”, salienta o diretor administrativo Fábio Siqueira Martins.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde