Quase 1,4 mil alunos de escolas municipais de Joinville são atendidos em projeto de fanfarra

Foto: Divulgação.

Implementado no final de 2023, o núcleo de fanfarras do Programa Música na Escola atinge o maior número de alunos atendidos desde o lançamento. Com o reinício das aulas, a coordenação do projeto contabilizou 1.359 participantes de 27 unidades escolares. O programa é resultado de um convênio da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Joinville com o Instituto Arte Maior.

A Escola Municipal Dom Jaime, no bairro Comasa, é a mais recente, e iniciou com 50 estudantes inscritos. Sete escolas participaram do Desfile pelo Aniversário de Joinville, em 9 de março, algumas pela primeira vez.

“Ao participar das bandas, os alunos exercitam atributos como união, respeito, responsabilidade e empatia, criando vínculos sociais genuínos e estimulando o pertencimento”, destaca o professor Tiago Pereira, que lidera o programa pelo Instituto Arte Maior. “A consolidação das fanfarras é um indicativo de que estamos no caminho do aprimoramento na formação desses alunos.”   

A professora Louise Moraes, que faz parte da Comissão e Avaliação do Contraturno Escolar, na Secretaria da Educação de Joinville, assinala que o programa contribui para expandir a educação musical.

“Essa parceria é motivo de celebração”, diz Louise, destacando que a música auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional e na regulação dos sentimentos dos jovens. “Os relatos de mudanças de comportamento em sala de aula, tanto no âmbito da aprendizagem quanto no da disciplina, comprovam a eficácia da iniciativa.”

O Instituto Arte Maior, responsável pelo programa, também atende a 140 alunos bolsistas em seus cursos regulares, nas áreas de cordas, teclas, percussão, vocal, teoria e musicalização infantil. O foco está no público infantil, e a proposta é garantir que crianças em situação de vulnerabilidade social “descubram a beleza da música e desenvolvam suas habilidades”, salienta o diretor administrativo Fábio Siqueira Martins.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado e Fecam avançam na criação de cadastro estadual para pessoas em situação de rua

Prédios públicos de São Francisco do Sul serão iluminados de azul em campanha pelo Autismo

Oficina gratuita amplia olhar sobre a palhaçaria em Joinville

Campanha solidária de Páscoa: doe chocolates para instituições sociais de Joinville

Furto na Câmara de Araquari: equipamentos e pertences são levados durante o fim de semana

Abril Laranja: Santa Catarina intensifica Campanha de prevenção contra a crueldade animal