Projeto “Roda de Memórias” leva arte e inclusão a idosos em Joinville

Foto: Divulgação.

A cidade de Joinville recebe o inovador projeto “Roda de Memórias – A História que Ninguém Nunca Contou”, uma iniciativa que visa levar arte, cultura e a valorização das experiências de vida dos idosos residentes em asilos e casas de repouso. Com duração de oito meses, o projeto abrange a realização de rodas de conversa, contação de histórias, performances musicais e oficinas de arte visual em dez instituições da região.

A proposta, originada de uma experiência anterior que enfrentou desafios devido à pandemia, busca proporcionar um espaço seguro e acolhedor onde os idosos possam compartilhar suas histórias e vivências. “Nada mais injusto do que o esquecimento, e nosso projeto visa dar voz a essa população que, em grande parte, se sente isolada e esquecida”, revela a idealizadora Soraia Silva.

Dividido em duas partes, o programa começa com a Roda de Memórias, onde os participantes podem dialogar e expor suas histórias, seguidos por uma atividade coletiva de pintura. Sob a orientação de Soraia, cada idoso terá a oportunidade de interagir em uma tela de dois metros quadrados, criando uma obra que representará suas memórias. As telas resultantes serão doadas às instituições, contribuindo para a decoração e humanização dos ambientes.

Além de promover a inclusão e dar protagonismo aos idosos, o projeto também visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do cuidado cultural e artístico com a terceira idade. “O nosso objetivo é quebrar a barreira do esquecimento e trazer uma nova visão sobre os ancionatos, promovendo autoestima e interação social entre os participantes,” complementa Soraia.

A execução do projeto será gratuita, e todas as atividades contarão com ampla divulgação nas redes sociais, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina, além de envolver ações de contrapartida social, como oficinas de escrita voltadas para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Roda de Memórias – A História que Ninguém Nunca Contou” é uma oportunidade única de resgatar a riqueza das histórias de vida dos idosos, proporcionando um espaço de afeto, expressão artística e dignidade.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville e Hospital Bethesda anunciam convênio para a ampliação de 73 leitos

Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha no comércio e shoppings de Joinville

35ª Festilha encerra com noite gospel e show de Eli Soares

Casal de jovens é preso com 177 quilos de maconha na BR-101 em Araquari

Joinville Vôlei decide vaga na semifinal contra o Vôlei Renata nesta quinta‑feira

Cláudio Loetz: As prioridades definidas para o futuro de Joinville