Projeto inédito abre turmas de teatro para atender pessoas com deficiência ou transtorno mental, usuárias do SUS

Foto: Gabriel Baz/Divulgação.

Em evento de lançamento realizado nesta sexta-feira, 16, em Joinville, o Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – Impar, abriu oficialmente as inscrições para aulas de teatro gratuitas, destinadas a pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, com transtorno mental, surdas e cegas, usuárias do SUS, atendidas pelos Serviços Municipais de Saúde. Ao todo serão 45 vagas divididas em três turmas, para crianças, adolescentes e adultos. 

Denominado “Oficinas de Vivência em Teatro”, o projeto tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Programa de Incentivo à Cultura, tendo como incentivadores o Grupo Krona, o  Instituto Ingo Doubrawa e  a Docol. 

Esta é a primeira vez que oficinas do Programa de Formação Cultural Arte para Todos serão oferecidas a todos os usuários do SUS e não apenas às pessoas atendidas por serviços especializados, como o NAIPE DI/TEA – Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo e o SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social, instituições parceiras do Arte para Todos desde os primeiros anos do Programa.

Esta parceria entre Impar e Secretaria da Saúde é fruto de acordo de colaboração firmado inicialmente em 2013, pelo qual o Instituto é credenciado a oferecer vagas em oficinas e atividades artísticas para usuários dos serviços de saúde; e possibilita que médicos, psicólogos e terapeutas ocupacionais prescrevam atividades artísticas como complemento de tratamento a seus pacientes.  

Os recursos necessários para a realização das oficinas e oferta das vagas de forma gratuita são captados pelo Impar, por meio de projetos inscritos e aprovados em editais e mecanismos de incentivo à cultura, como o PIC – Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado e a Lei Rouanet – Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

“A arte auxilia no processo de expressão do potencial máximo de cada um. No caso das pessoas com deficiência, a arte é verdadeiramente uma força motriz que as permite  mostrar seu potencial, já que a elas são oferecidas poucas oportunidades de se expressarem e ocuparem certos espaços. No Impar, não nos interessa qual é a dificuldade funcional de cada um. Importa ela experimentar suas possibilidades e potencialidades”,  afirma Nathielle Wougles, atriz, terapeuta ocupacional e presidente do Instituto Impar.

Inscrições e início das aulas 

As inscrições para as oficinas são gratuitas e devem ser feitas de forma online, por meio de formulário eletrônico (acesse aqui) até o dia 20 de setembro. Ao se inscrever, a pessoa precisa informar em qual unidade de saúde ela é atendida, se necessita de transporte acessível, entre outras informações.  

As aulas serão realizadas uma vez por semana no Espaço AZ (Rua Tijucas, 401 – Centro) e tem início marcado para 04 de setembro, com duração até junho de 2025. Os encontros serão às quartas, quintas e sextas-feiras, sempre das 9h às 11h. 

  • Quartas-feiras: Turma Adultos. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles. 
  • Quintas-feiras: Turma Adolescentes. Professoras: Manoella Carolina Rego e Nathielle Wougles. 
  • Sextas-feiras: Turma Crianças. Professores: Robson Benta e Nathielle Wougles. 

Site acessível e série de eventos culturais 

Além das oficinas de teatro, o projeto lançado nesta sexta (16) também prevê o desenvolvimento de um site em formato acessível para acesso gratuito de estudantes, pesquisadores e outros interessados no acervo pedagógico e artístico do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, criado pelo Instituto Impar em 2012.  

Com este projeto, serão disponibilizados no site, documentos, fotos, vídeos e outros materiais e relatos dos processos metodológicos das Oficinas de Vivência em Teatro e dos projetos de pesquisa e montagem dos grupos de teatro que integram a estrutura do Instituto: Grupo de Teatro Arte para Todos, Grupo de Teatro Louco é Pouco e Grupo de Teatro Libração.

No primeiro semestre de 2025, integrantes da equipe técnica do Impar vão percorrer instituições de ensino superior, públicas e privadas, das seis mesorregiões de Santa Catarina para divulgar o site como fonte de pesquisa e compartilhar práticas metodológicas desenvolvidas em mais de 12 anos de Arte para Todos.  

“Desde os primeiros anos do Programa Arte para Todos estabelecemos parcerias com instituições de ensino, realizamos palestras, oficinas e outras vivências artísticas voltadas à estudantes de cursos nas áreas da saúde, educação e artes; e recebemos pesquisadores de graduação e mestrado e também alunos de programas de estágio curricular. Nossas práticas pedagógicas e princípios metodológicos têm inspirado a curiosidade da comunidade acadêmica, que encontra no Arte para Todos a oportunidade de experimentar na prática as teorias estudadas nos cursos de formação. Com este novo site, teremos condições de organizar e disponibilizar parte de um rico acervo de imagens, documentos, relatos e outros materiais que marcam a trajetória do nosso trabalho”, destaca Iraci Seefeldt, coordenadora executiva do projeto. 

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos