Projeto de Joinville leva debates sobre arte, saúde e acessibilidade a 12 universidades de SC

Circuito “Diálogos Arte para Todos”, uma ação do Instituto IMPAR, promove debates sobre a prática artística na promoção da saúde de pessoas com deficiência, neurodiversas ou com transtorno mental
Foto: Gabriel Bazt/Impar.

Nesta quarta-feira, 26, véspera do Dia Mundial do Teatro, o Instituto IMPAR, de Joinville, apresenta o circuito estadual “Diálogos Arte para Todos”. A iniciativa vai percorrer instituições de ensino superior de toda Santa Catarina, compartilhando com estudantes, professores e pesquisadores um amplo repertório de vivências produzidas em mais de uma década de trabalho artístico junto de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental, na promoção da saúde e da acessibilidade cultural, por meio do Programa de Formação Cultural Arte para Todos.

O circuito que percorrerá as seis mesorregiões do estado será realizado de maio a agosto, passando por 12 instituições públicas, comunitárias e privadas. O foco é especialmente naquelas que contam com cursos de artes cênicas, psicologia, terapia ocupacional, também podendo alcançar estudantes e profissionais de outras áreas, como letras, pedagogia, artes, enfermagem e medicina.

O formato dos “Diálogos Arte para Todos” une palestra, vivência artística e roda de conversa, para que os participantes possam experimentar a metodologia e trocar experiências. Os condutores serão Iraci Seefeldt (jornalista, artista de teatro, gestora cultural e consultora em acessibilidade), Nathielle Wougles (artista DEF, terapeuta ocupacional, professora e diretora de teatro), Manoella Rego (atriz, professora e diretora de teatro); e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro). Os diálogos terão recursos de audiodescrição e acessibilidade em Libras.

Durante os encontros, será apresentado o novo site do Instituto IMPAR, com uma área de pesquisa e acervo artístico e pedagógico do Programa Arte para Todos, que estará disponível para acesso gratuito e com recursos de acessibilidade (Libras e audiodescrição).

Nesta área do site, pessoas interessadas terão acesso a informações do projeto político pedagógico, dos princípios metodológicos, apostilas, artigos, fotografias, vídeos, relatos de processos artísticos, além de referências bibliográficas sobre Arte DEF, acessibilidade cultural e estratégias desenvolvidas no Arte para Todos para promover a saúde, bem-estar e autonomia de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental.

“Desde os primeiros anos do programa, estabelecemos parcerias com instituições de ensino, realizamos palestras, oficinas e outras vivências artísticas voltadas a estudantes nas áreas da saúde, educação e artes; e recebemos pesquisadores de graduação e mestrado, além de alunos de estágio curricular. Nossas práticas pedagógicas e princípios metodológicos têm inspirado a curiosidade da comunidade acadêmica, que encontra no Arte para Todos a oportunidade de experimentar na prática as teorias estudadas em sala de aula. Com o novo site, teremos condições de organizar e disponibilizar um rico acervo de imagens, documentos, relatos e outros materiais que marcam a trajetória do nosso trabalho”, destaca Iraci Seefeldt, coordenadora executiva do projeto.

Instituições interessadas em receber os Diálogos Arte para Todos podem enviar e-mail para impar@impar.art.br, aos cuidados de Samira Sinara, produtora responsável e diretora do Instituto. A realização do circuito marca também uma parceria inédita entre o IMPAR e a Fecate – Federação Catarinense de Teatro, responsável pela produção local dos encontros nas 10 cidades alcançadas pelo projeto.

Circuito faz parte de projeto incentivado pelo Governo do Estado

O circuito “Diálogos Arte para Todos” e o desenvolvimento do site com a área de pesquisa e acervo do IMPAR fazem parte do projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos”, que na edição 2024-2025 oferece 45 vagas gratuitas a crianças, adolescentes e adultos.

As aulas do projeto vão até junho e são destinadas a pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, com transtorno mental, surdas e cegas, usuárias do SUS e atendidas pelos Serviços Municipais de Saúde.

As “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos” são um projeto cultural realizado pelo IMPAR, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Joinville e o incentivo do Grupo Krona, Instituto Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Conselheiras tutelares são afastadas por decisão judicial em São Francisco do Sul

Prefeitura de Joinville informa população sobre as principais ações realizadas nos primeiros 100 dias de gestão

VÍDEO: Guarda Municipal de Araquari socorre bebê engasgado

Comida di Buteco inicia em Joinville com expectativa de público e sabores únicos

Joinville terá cursos gratuitos de gastronomia em abril; saiba como participar

Empresas de Joinville apostam em selos ambientais para crescer com responsabilidade