O objetivo é dar apoio aos alunos para que acreditem que são capazes e tenham prosperidade pessoal e profissional
A Secretaria de Educação de Joinville lançou nesta quarta-feira (30) o programa Conhecer-se para orientação profissional dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O evento ocorreu na Faculdade Ielusc, com a presença de orientadores escolares e gestores das escolas municipais.
“O Conhecer-se faz o movimento do aluno refletir sobre si mesmo, suas potencialidades e desejos, explorando também as opções de cursos técnicos e superiores, além do que há disponível no mercado. Nosso objetivo é dar apoio aos alunos para que acreditem que são capazes e tenham prosperidade pessoal e profissional”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.
A Rede Municipal de Ensino já tem iniciativas de escolas com atividades para orientação profissional dos estudantes. O Conhecer-se surge para oportunizar a todas as unidades um programa sistematizado, com sete encontros, para despertar nos alunos do 9º ano o autoconhecimento e a busca por informações profissionais.
O programa foi desenvolvido em atendimento à Lei 9.289, de 2022, de autoria do vereador Lucas Souza, que prevê a oferta de serviço de orientação profissional aos alunos a partir do último ano do ensino fundamental.
Carol Matias Kuronuma, de 14 anos, estuda na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, que recebeu o piloto do programa. “Foi muito legal participar porque fui descobrindo mais sobre minha personalidade e meus gostos durante os encontros”, conta.
Para desenvolver o programa, os orientadores escolares da Rede Municipal de Ensino receberam formação específica e estão capacitados para executar os encontros nas unidades escolares, em parceria com psicólogos e assistentes sociais.

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde