A recomposição do quadro de servidores é uma das ações que a Secretaria da Saúde de Joinville tem implementado para garantir assistência aos usuários que procuram uma das Unidades Básicas de Saúde da Família.
Dentro dessas ações, está a adesão do município a programas do Governo Federal, como por exemplo o Mais Médicos para o Brasil. Atualmente, Joinville tem sete profissionais médicos trabalhando em UBFSs, com previsão de chegada de mais três profissionais ainda no mês de julho.
Além disso, a Prefeitura de Joinville fez a adesão à Portaria 752, de 15 de junho, que prevê a abertura de novas vagas do Programa Mais Médicos para o Brasil. Nesta modalidade, Joinville fez o cadastro solicitando mais 51 médicos. Agora, o município aguarda que o Governo Federal publique quais as vagas serão efetivamente aprovadas para dar andamento ao processo.
No Programa Mais Médicos, há uma divisão entre as responsabilidades financeiras para o custeio dos profissionais. Nas edições anteriores do programa, a Prefeitura fica responsável pelo pagamento dos auxílios moradia e alimentação e o Ministério da Saúde assume as demais despesas.
Já a última Portaria do Governo Federal prevê um modelo chamado coparticipação. Na nova modalidade, o município continua a pagar a ajuda de custo e o Ministério da Saúde paga a bolsa formação no valor de R$ 12,5 mil, porém esse valor pago será deduzido do Piso da Atenção Básica que o município recebe do Governo Federal.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde