Pressionado pela população, Joinville realiza novas adesões ao Programa Mais Médicos

Nesta modalidade, Joinville fez o cadastro solicitando mais 51 médicos
Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville

A recomposição do quadro de servidores é uma das ações que a Secretaria da Saúde de Joinville tem implementado para garantir assistência aos usuários que procuram uma das Unidades Básicas de Saúde da Família.

Dentro dessas ações, está a adesão do município a programas do Governo Federal, como por exemplo o Mais Médicos para o Brasil. Atualmente, Joinville tem sete profissionais médicos trabalhando em UBFSs, com previsão de chegada de mais três profissionais ainda no mês de julho.

Além disso, a Prefeitura de Joinville fez a adesão à Portaria 752, de 15 de junho, que prevê a abertura de novas vagas do Programa Mais Médicos para o Brasil. Nesta modalidade, Joinville fez o cadastro solicitando mais 51 médicos. Agora, o município aguarda que o Governo Federal publique quais as vagas serão efetivamente aprovadas para dar andamento ao processo.

No Programa Mais Médicos, há uma divisão entre as responsabilidades financeiras para o custeio dos profissionais. Nas edições anteriores do programa, a Prefeitura fica responsável pelo pagamento dos auxílios moradia e alimentação e o Ministério da Saúde assume as demais despesas.

Já a última Portaria do Governo Federal prevê um modelo chamado coparticipação. Na nova modalidade, o município continua a pagar a ajuda de custo e o Ministério da Saúde paga a bolsa formação no valor de R$ 12,5 mil, porém esse valor pago será deduzido do Piso da Atenção Básica que o município recebe do Governo Federal.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira