A Iniciativa do encontro partiu do Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado. Nele, a Governadora em exercício, membros do Supremo Tribunal Federal, das forças de segurança, do Tribunal de Justiça (TJ/SC), do Tribunal Regional Eleitoral, Prefeito Adriano Silva e Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, além de outras autoridades do Judiciário e das Forças de segurança participaram do encontro que aconteceu em Florianópolis.
O objetivo desta reunião foi aproximar as chefias de todos os Poderes e abrir uma comunicação mais direta para encontrar soluções a respeito das dificuldades que Joinville, em alguns momentos, enfrenta por estar distante de capitais.
A maior cidade de Santa Catarina é também a 3ª maior do Sul do Brasil, ficando atrás apenas das capitais, Curitiba e Porto Alegre. Porém sempre que existe uma necessidade de maior urgência a uma das esferas de governo o distanciamento físico é um problema frequente, já que a capital do Estado fica distante pelo menos 150km. É o primeiro encontro desse tipo e também a primeira vez que autoridades desse calibre se reúnem com o propósito de construírem relações institucionais.
“Queremos mostrar com esse encontro a necessidade imediata que Joinville tem de vencer essa barreira da distância. Isso impacta diretamente na solução de problemas junto aos órgãos existentes nas esferas públicas. Se estivessem mais próximos de Joinville certamente os resultados seriam mais ágeis. Quero dar para Joinville a importância que ela merece e lutar para que o reconhecimento de nossa cidade seja visto pelos poderes constituídos”, enalteceu Diego Machado, Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville.
Por outro lado, as esferas de governo reconheceram a importância do encontro na Capital. Estreitar laços entre os poderes significa oferecer mais agilidade ao serviço público e as soluções necessárias para o dia a dia. Por isso, cada instituição deve estudar essa proposta que futuramente servirá de modelo para o desenvolvimento coletivo.
Abaixo, seguem os nomes de quem participou do encontro:
1 – Marilisa Boehm – Governadora em exercício
2 – Presidente do TJSC – Des. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto
3 – Presidente do TRE-SC – Des. Maria do Rocio
4 – Vice-Presidente do TJSC – Des. Cid José Goulart Júnior
5 – Dra. Silvia Domingues
6 – Dr. Cesar Abreu – ex-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
7 – Diego Machado – Presidente da Câmara de Joinville
8 – Delegado Regional Joinville – Dr. Rafaello Ross
9 – Sandro Nunes – Juiz Federal e chefe de gabinete do Ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)
10- Adriano Silva – Prefeito de Joinville
11 – Adilor Danieli – Juiz de Balneário Camboriú
12 – Coronel Jofrey Santos da Silva – Comandante de Polícia Militar de Apoio Especializado (CPMAE)
13 – Comandante-geral da PMSC – coronel Aurélio José Pelozato da Rosa
14 – Ministro Jorge Mussi – ex-Presidente do STJ
15 – Dr. Rui Pedro Pina – advogado / Florianópolis
16 – Desembargadora Denise Volpato – Corregedora-geral de Justiça SC
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde