Prefeitura de São Francisco do Sul discute políticas públicas para pessoas em situação de rua

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

O vice-prefeito, Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira, coordenou uma reunião na sede da Secretaria de Assistência Social para tratar da “Casa de Vidro”, localizada no Terminal Walter Gama Lobo. O espaço, que pertence à Secretaria de Turismo, está atualmente sob responsabilidade da Secretaria de Esportes e tem sido ocupado diariamente por pessoas em situação de rua.

O encontro contou com a participação do secretário de Assistência Social, Jorge Luis da Silva Batista, da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Beatris Dircelha dos Santos, além do secretario de esportes, Alexandre da Silva Souza, do Coordenador de Segurança Pública, Julian Cesare Lopes, e representantes de outras pastas. A principal preocupação debatida foi a necessidade de garantir o zelo pelos equipamentos públicos e, ao mesmo tempo, estruturar políticas públicas para atender essa demanda crescente.

“O objetivo da reunião foi unir esforços para enfrentar essa realidade de maneira efetiva, promovendo a segurança pública e, sobretudo, garantindo dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.”, afirma o vice-prefeito.

Durante a reunião, foi discutida também a criação do Comitê Intersetorial, por meio de decreto municipal que já está em andamento, para dar início a medidas concretas voltadas à população em situação de rua. O crescimento dessa realidade tem sido registrado não apenas em São Francisco do Sul, mas em diversas cidades do estado de Santa Catarina, o que está possibilitando ações conjuntas também com outras autarquias. Sendo assim, a Secretaria de Assistência Social está realizando um levantamento orçamentário para viabilizar a criação de uma Casa de Passagem ou a compra de vagas em outros municípios, por meio de um convênio com a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), visando amenizar o problema e oferecer alternativas mais dignas a essas pessoas.

Como ação imediata, a Prefeitura de São Francisco do Sul intensificará intervenções diretas nos equipamentos públicos onde há possibilidade de atuação e aprimorará a abordagem às pessoas em situação de rua. Essas medidas serão realizadas de forma integrada entre diversas secretarias municipais.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville e Hospital Bethesda anunciam convênio para a ampliação de 73 leitos

Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha no comércio e shoppings de Joinville

35ª Festilha encerra com noite gospel e show de Eli Soares

Casal de jovens é preso com 177 quilos de maconha na BR-101 em Araquari

Joinville Vôlei decide vaga na semifinal contra o Vôlei Renata nesta quinta‑feira

Cláudio Loetz: As prioridades definidas para o futuro de Joinville