Na próxima segunda-feira, 12, começa a 2ª edição do Feirão da Inclusão. O evento é realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio do Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) e tem apoio da Semana Inclusiva de Santa Catarina. A programação conta com oferta de vagas de emprego para pessoas com deficiência (PcDs), roda de conversa e palestras.
De 12 até 16 de setembro, o CEPAT disponibilizará centenas de vagas de emprego para PcDs. A listagem será divulgada em breve. O atendimento é das 8h às 14h, com entrega de senhas até às 13h30. O CEPAT fica localizado na rua Abdon Batista, 342, no Centro.
O objetivo do Feirão é realizar um atendimento específico e intensivo durante uma semana, oferecendo igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, respeitando as diferenças e valorizando a isonomia entre os cidadãos. Mas fora deste período, as vagas de emprego para PcD são continuamente ofertadas pelo CEPAT e as empresas podem divulgá-las sempre que estiverem disponíveis.
Palestras fazem parte da programação
Além da oferta de vagas, a edição deste ano do Feirão realizará uma roda de conversa e palestras no espaço O Farol (rua Max Colin, 550, América). As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas.
Dia 14, das 9h às 11h30, a diretora executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Joinville, Cristina Amaral Nogueira, mediará a roda de conversa “Desafios para a inclusão no mercado de trabalho”.
“Todos esses eventos que ocorrem no O Farol são ações de conscientização e sensibilização e contam com tradução simultânea de libras”, explica Cristina Amaral Nogueira.
No mesmo dia, mas no período da tarde, das 14h às 16h30, ocorrerá uma palestra voltada para empresas, com o tema Mitos e Verdades na Contratação de PcDs. As palestrantes são Luzia Longo e Gabriela Queiroz. Os eventos do dia 14 são realizados em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS).
A Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura estará presente no dia 15, com uma palestra sobre o Festival Itinerante. O projeto possibilita que as pessoas pratiquem esportes como basquete em cadeira de rodas, judô para cego, vôlei sentado, entre outros, vivenciando o que é a rotina de uma pessoa com deficiência.
Na parte da manhã, das 9h às 11h30, o evento será voltado para servidores. Das 14h às 16h30, o projeto será apresentado para empresas da cidade, que podem se inscrever antecipadamente.
As inscrições para todos os dias do evento podem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville e as vagas são limitadas, preenchidas por ordem de inscrição.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde