Prefeitura de Joinville intensifica manutenção e limpeza nos cemitérios para o Dia de Finados

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Equipes da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente(Sama) e de empresas terceirizadas que prestam serviço ao município, intensificam o trabalho de manutenção e limpeza dos cemitérios municipais em preparação ao Dia de Finados, em 2 de novembro. Nesta data, muitas pessoas visitam esses locais para lembrar e homenagear familiares e amigos.

As equipes realizam a limpeza dos espaços de uso comum dos cemitérios, lavação de ruas, recolhimento de resíduos como embalagens de plantas, velas, folhagens e outros materiais que são deixados em locais inapropriados.

Para os responsáveis pelas sepulturas é permitido realizar limpeza, manutenção e benfeitorias em seus espaços até terça-feira, 29 de outubro. De 30 de outubro a 2 de novembro, os cemitérios estarão abertos somente para visitação e ornamentação de túmulos.

É permitida a colocação de vasos, recipientes e outros objetos para ornamentação de sepulturas, desde que tenham abertura ou sejam preenchidos com areia para evitar o acúmulo de água. As flores não devem ter embalagens ou outro material que possa acumular água. Essas medidas são para evitar que esses recipientes se tornem criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Já para quem for lavar as sepulturas, a dica é utilizar a água de forma consciente e racional, mantendo as torneiras fechadas e cuidando para não danificar os canos. Outra orientação é manter os ambientes limpos, descartando o lixo dentro das lixeiras disponíveis nos cemitérios.

Dia de Finados

No Dia de Finados, o acesso de veículos dentro dos cemitérios só será autorizado para idosos e pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida. A orientação é que as pessoas procurem as ruas próximas aos cemitérios para estacionarem os veículos. Agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) e da Guarda Municipal farão rondas nos cemitérios municipais.

Comércio Ambulante

Nos dias 2 e 3 de novembro, vendedores ambulantes previamente credenciados pela Prefeitura de Joinville poderão vender, nas imediações dos cemitérios municipais, flores artificiais com ou sem vasos, vasos avulsos artesanais ou industrializados, velas em pacotes ou avulsas, caixa de fósforo e isqueiros.

Também haverá comercialização de água e de alimentos como cachorro-quente, pipoca, salgados, doces, caldo de cana e guloseimas, além de ponto de venda de alimentos e bebidas não alcoólicas em food trucks.

Os Cemitérios Municipais funcionam diariamente das 7h às 18h. Confira os endereços:

  • Cemitério Municipal: rua Ottokar Doerffel, Atiradores.
  • Cemitério Cristo Rei: Estrada do Sul, km 10, Vila Nova.
  • Cemitério Nossa Senhora de Fátima: rua Kesser Zattar, João Costa.
  • Cemitério Cubatão: rua Dorothovio do Nascimento, Zona Industrial Norte.
  • Cemitério São Sebastião: rua Soledade, Iririú.
  • Cemitério Pirabeiraba: rua Vereador Guilherme Zuege, Pirabeiraba.
  • Cemitério Dona Francisca: rua Dona Francisca, Santo Antônio.
  • Cemitério Canela: rua 15 de Outubro, Rio Bonito.
  • Cemitério Cometa: rua Dona Francisca, Zona Industrial Norte.
  • Cemitério Rio Bonito: rua 15 de Outubro, Rio Bonito.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei vence Viapol São José em jogo equilibrado e mantém sequência positiva na Superliga

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos