A Prefeitura de Joinville entregou, nesta quinta-feira, 30, a Ordem de Serviço para início da construção da ponte sobre o Rio Cachoeira, que ligará as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, nos bairros Bucarein e Boa Vista.
O ato teve a presença do prefeito Adriano Silva (Novo), da vice-prefeita Rejane Gambin (Novo), vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade. Também esteve presente a coordenadora da Regional de Infraestrutura Norte da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Andréa Cristina Teixeira.
“Essa é uma obra esperada há mais de 20 anos que está saindo do papel. A construção de uma ponte é algo muito simbólico, porque representa uma nova via de ligação entre dois bairros”, afirma o prefeito.
Para a construção da ponte, serão investidos cerca de R$ 10 milhões, com recursos oriundos do Plano 1.000, iniciativa do Governo de Santa Catarina que visa impulsionar e fomentar projetos estruturantes nos municípios. O prazo estimado para a conclusão da obra é de 12 meses.
O projeto foi elaborado pela Azimute Consultoria e Projetos de Engenharia e recebeu adaptações feitas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra). Já a construção da ponte será executada pela empresa Técnica de Engenharia Catarinense Ltda, que venceu a licitação.
Mobilidade urbana e navegabilidade
A ponte sobre o Rio Cachoeira faz parte de um conjunto de obras e ações da Prefeitura de Joinville para melhorar a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito, beneficiando a região central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos.
“A ponte será uma nova opção para quem se desloca para o Boa Vista, Iririú e Espinheiros. Vai desafogar o trânsito nas ruas Procópio Gomes, São Paulo e todo o trânsito que vem da zona Sul para a zona Leste”, explica o diretor executivo da Seinfra, Paulo Mendes Castro.
O traçado da ponte vai ligar a rua Plácido Olímpio, na esquina com a Porto Belo, à rua Aubé, próximo do acesso ao Museu Casa Fritz Alt. Serão 118 metros de extensão e 13 metros de largura.
A estrutura contará com duas pistas para carros, cada uma com 3,5 metros de largura. O tráfego será em mão dupla. Nas duas laterais haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas, cada uma com 3 metros de largura.
Um importante diferencial será o gabarito de navegação, ou seja, o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que será de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura.
Durante a solenidade, o prefeito destacou que o projeto executivo da ponte foi estudado pela equipe técnica da Seinfra, que optou por elevar a altura da estrutura com o objetivo de preservar o potencial de navegabilidade pelo Rio Cachoeira.
Sobre a ponte
- 118 metros de extensão;
- 13 metros de largura;
- 1.534,78 m2 de área total;
- 1.200 m3 de concreto;
- 12 blocos em concreto armado;
- 88 toneladas de aço;
- 4.000 m2 de pavimentação asfáltica;
- 1.000 m2 de área de passeio.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana
Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
