Pré-adolescentes de 10 e 11 anos recebem vacina contra a dengue nas UBSFs de Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

No sábado, 24, Joinville foi o primeiro município de Santa Catarina a iniciar a vacinação contra a dengue, quando mais de 900 pré-adolescentes receberam a primeira dose do imunizante.

Nesta segunda-feira, 26, mais de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) de todas as regiões da cidade passaram a oferecer a vacina. Durante a tarde, o bancário Guilherme Mendes Perius levou o filho Nicolas, de 10 anos, para tomar a vacina contra a dengue na UBSF Bucarein.

“A vacina é um presente para ele, uma oportunidade de não ser afetado ou de talvez amenizar os sintomas dessa doença terrível. A preocupação com a dengue é grande lá em casa, a gente cuida, mas todos nós temos que ter essa consciência”, afirma o pai de Nicolas, que aproveitou para atualizar a carteirinha do filho.

As gêmeas Laura e Marina também estiveram na UBSF neste primeiro dia útil de vacinação contra a dengue em Joinville. Assim como Nicolas, elas fazem parte do público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde nesse primeiro momento, pré-adolescentes de 10 e 11 anos de idade.

“Não senti nada, nenhuma dor”, disse Laura Zwetsch, logo após receber a vacina. “Meu pai teve dengue e ficou bem mal, agora eu e minha irmã estamos protegidas”. As meninas aproveitaram para receber a vacina contra a meningite e deixar a carteira de vacinação atualizada, com tudo em dia.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, com exceção das UBSFs Jativoca, Comasa e João Costa. A relação completa das Unidades Básicas de Saúde da Família com endereços e horários de atendimento está disponível no site da Prefeitura (https://bit.ly/Listaubsfs).

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento. Não pode receber a vacina o pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Segunda dose

Na sala de vacinação da UBSF, o profissional confere a caderneta, aplica a vacina e orienta a família a data que a criança precisará voltar para receber a segunda dose. A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.

A Prefeitura de Joinville recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 15.701 doses de vacinas contra a dengue neste primeiro lote. Em seguida, profissionais receberam capacitação sobre o fluxo de aplicação da vacina e a Secretaria da Saúde de Joinville realizou a logística de distribuição do imunizante para as unidades.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

FORMADA A NOVA DIRETORIA DA ORGANIZAÇĀO JOINVILENSE DE SURF

COB promove diálogo e celebra avanços no II Fórum Mulher no Esporte

Com investigação extensa, MP prevê denunciar Bruno Henrique, do Flamengo, nas próximas semanas

Joinville apresenta potencial da cidade em uma das principais feiras de turismo do mundo

Loja do artesão abre as portas em Araquari; saiba como expor seus produtos

Caixa Econômica Federal libera saque de FGTS para famílias atingidas por chuva em Araquari; saiba como solicitar