Porto de São Francisco economiza R$ 30 milhões com racionalização de compras em 2024

Foto: Porto de São Francisco do Sul/Divulgação.

O Porto de São Francisco do Sul obteve uma economia de R$ 30 milhões em 2024, como resultado de uma série de medidas voltadas à racionalização das compras e à maior eficiência nos processos licitatórios. A Gerência de Licitações e Contratos adotou estratégias para garantir preços mais adequados e uma maior competitividade nas aquisições.

A principal ação foi a reorganização das compras, muitas vezes agrupadas em lotes, o que aumentou o interesse dos fornecedores. Essa mudança gerou uma redução de aproximadamente 30% entre o valor de referência das licitações e o valor final das propostas vencedoras.

Ao longo do ano, foram realizados 65 contratos de produtos (como equipamentos de TI e compra de lubrificantes para máquinas) e 59 contratos de serviços (como dragagem do canal de acesso e coleta de resíduos), totalizando 124 contratos.

O presidente do Porto, Cleverton Vieira, destacou que a economia gerada será reinvestida na infraestrutura do complexo portuário e na melhoria dos serviços prestados.
“Essa racionalização e busca pela competitividade resultaram em números muito positivos, refletindo a boa gestão e o zelo com o dinheiro público”, afirmou.
“Esta iniciativa parte da diretriz do governador Jorginho Mello para que se reduzam as despesas com vista a priorizar investimentos na atividade fim da empresa pública, que é oferecer a adequada infraestrutura terrestre e aquaviária para os nossos clientes”, acrescentou o presidente do Porto.

Outro ponto relevante é que houve um número reduzido de licitações fracassadas. A maior parte teve sucesso, atraindo interessados de todo o país, o que reforça a adequação dos valores aos padrões de mercado e a eficácia do modelo adotado.
Para Vieira, a redução nos custos e a melhoria na competitividade das licitações demonstram um esforço contínuo do Porto de São Francisco do Sul para aprimorar sua gestão e garantir o melhor uso dos recursos públicos.

Dados gerais do Porto:

  • Maior porto em movimentação de carga de Santa Catarina
  • Entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em movimentação de carga geral.
  • Dois recordes históricos seguidos em movimentação de cargas: 2023 (16,8 milhões de toneladas) e 2024 (17 milhões de toneladas).
  • Entre os cinco portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
  • Responsável por 42% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por SC.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025