Polícia Civil realiza operação “Concreto” em Joinville, Garuva e Blumenau

Foto: Polícia Civil/Divulgação.

Nesta quarta-feira, 1º, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR), sediada em Joinville, deflagrou a operação policial “Concreto”, nas cidades de Joinville, Garuva e Blumenau visando apurar a suposta prática de fraudes em certames licitatórios.

Essa foi a primeira operação da DECOR de Joinville, que foi inaugurada em novembro do ano passado e tem como finalidade combater a corrupção e investigar crimes praticados contra o patrimônio da Administração Pública.

Na ação desta quarta-feira, 1º, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de diversos dispositivos eletrônicos (celulares e computadores), vasta documentação, mais de R$ 10 mil em espécie, bem como três armas com numeração suprimida, um revólver calibre .38 SPL, uma espingarda calibre 12 GA e uma garrucha calibre .22 LR.

O operação visa investigar um grupo criminoso que estaria falsificando documentos particulares e alterando dados societários de empresas com a finalidade de possibilitar que pessoas físicas e jurídicas proibidas de contratar com Poder público, porque declaradas inidôneas, participassem de licitações e fossem contratadas de forma ilegal.

A investigação identificou que, só em um desses casos, a fraude a uma licitação ocorrida no ano de 2022, possibilitaria a contratação de uma empresa pertencente ao grupo criminoso, formado por um núcleo empresarial familiar que atua no ramo da construção civil e de transporte terrestre, no montante aproximado de R$ 1.135.500,00. A contratação apenas não ocorreu porque houve a constatação da fraude pelo Ministério Público, por meio da 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.

Por meio do inquérito policial da Polícia Civil, apura-se a potencial prática de crimes de organização criminosa, falsificação de documento particular, frustração do caráter competitivo de licitação e lavagem de dinheiro. No total, aproximadamente 23 policiais participaram da operação desta quarta-feira, 1º.

Prestaram apoio operacional aos trabalhos policiais o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro e a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, ambos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais; a 13ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, a 4ª DECOR de Blumenau; o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Joinville; a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Joinville; a 2ª Delegacia Regional de Polícia de Joinville; a Central de Plantão Policial de Joinville; e a Delegacia de Polícia da Comarca de Araquari.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira