Polícia Civil de Joinville participa de Operação”Mcadam” que investiga esquema de fraude em licitações

Foto: Polícia Civil/Divulgação.

Nesta terça-feia, 17, a Polícia Civil do estado de Santa Catarina, por intermédio da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, iniciou uma operação policial denominada “McAdam”. A ação tinha como alvo o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Luiz Alves/SC e Antônio Carlos/SC. A operação teve participação da Divisão de Investigação Criminal de Joinville (DIC).

O objetivo dessa operação é investigar possíveis práticas de frustração do caráter competitivo de licitação, fraude contratual e associação criminosa, alegadamente perpetradas por agentes políticos, servidores públicos e indivíduos ligados a pessoas jurídicas, em prejuízo ao patrimônio do município de Luiz Alves/SC.

De acordo com as investigações, os suspeitos teriam fraudado diversas licitações destinadas à aquisição de macadame, material utilizado na pavimentação de ruas, estradas e construção civil, facilitando que apenas uma empresa se sagrasse vencedora. Além disso, os investigados teriam fraudado a execução contratual, extraindo o material objeto do contrato em local que já era de propriedade da prefeitura, onerando indevidamente a administração pública.

Estima-se que os prejuízos aos cofres públicos possam atingir a quantia aproximada de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais). Entre os investigados estão um ex-secretário e um secretário municipal atual de Luiz Alves/SC, bem como uma servidora pública responsável pela fiscalização dos contratos.

Além das residências dos investigados, foram realizadas buscas nas sedes das empresas envolvidas, na Secretaria de Obras e Planejamento de Luiz Alves/SC e na Prefeitura Municipal de Luiz Alves/SC. Durante as buscas, foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos.

A operação contou com a participação de policiais civis da CECOR – Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, DECOR/DEIC, DFAZ/DEIC, Lab-LD/DEIC, DPCo de Navegantes, 1ª DECOR, 2ª DECOR, 4ª DECOR e DIC de Joinville.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos