Pequenos negócios de SC registram melhor desempenho do ano no 3º trimestre

SSUCv3H4sIAAAAAAAACpyRwW7DIAyG75P2DhHnRmJJmi57lWoHh7gJKoEKSKep6rvPQKg47xLFn+3f/s3j/a2q2AhOCvZVPUJEsVRqc96Cl0YT5oedW9QT2pLcbdvzEuAkvbESVAlH8GLRsCJBvSkV8DMmmfPgN4cuTN+RAI8zaST4kkgrnlNc5URMUgelGDsUzG1jZBkl8X91pp/v7AZm1OI3LlwYsagQkpFzKmXXH492La3BNklTuLobASoUtIXSzUoh9Vy0Gb/Es+c2YTbtbVjhtTlTxtxgVOHEF9LEzBdwjsqnzItBgh7ZrMUcbXw0sKuyiV4ihB9tczz19DkODe/40J32gvR6iySduE4Wolhc5VRal2EDdukb0XDs6h451B3J1jDwrm4Bu7EZPwfogQ7//AMAAP//AwCQ2WDamAIAAA==

Estudo do Sebrae/SC aponta crescimento nas vendas e otimismo para o último trimestre de 2024

O relatório Tendência dos Pequenos Negócios Catarinenses, elaborado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, revelou que o 3º trimestre de 2024 foi um dos melhores períodos para os pequenos negócios nos últimos cinco anos. De acordo com o levantamento, 60,8% das empresas relataram aumento nas vendas, um salto expressivo frente aos 33,9% registrados no trimestre anterior.

O setor de serviços se destacou, com 65% dos negócios apontando crescimento. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os protagonistas, com quase 68% tendo elevação nas vendas. Além disso, o faturamento médio cresceu 4,58%, puxado principalmente pelo comércio, que registrou alta de 8,37%.

O fluxo de caixa das empresas analisadas predominou estável durante o terceiro trimestre, conforme apontam 45,4% delas. Além disso, 38,8% desses negócios registraram lucro. Contudo, um dos principais desafios para eles ainda é controlar os custos trimestre a trimestre, que registraram aumento em 47,5% das empresas, assim como encontrar trabalhadores qualificados. 

“A recuperação no faturamento e o otimismo com o último trimestre mostram a determinação dos pequenos negócios catarinenses. Essa melhora é reflexo de um trabalho estratégico focado na gestão e no fortalecimento dessas empresas, que investiram mais do que em anos anteriores  ”, destaca Claúdio Ferreira Coordenador do Observatório de Negócios do Sebrae/SC.

Expectativas para o fechamento do 4º trimestre

Para o 4º trimestre, 64,4% dos pequenos negócios esperam aumento de vendas, 47% acreditam em custos maiores devido às demandas sazonais gerando ainda incertezas com a economia. Apesar disso, 12% planejam ampliar suas equipes, demonstrando confiança nos resultados para final do ano, com aumento de faturamento esperado de 12% ao trimestre anterior.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul