Orquestra Prelúdio faz concerto especial pelo Dia da Reforma Luterana

Apresentação com participação do coro Vox Camerata acontece neste domingo na Igreja da Paz
Foto: Jonas Magalhães/Divulgação.


A imigração alemã no Brasil completará 200 anos em 2024, e uma das heranças dos primeiros imigrantes é de cunho religioso: o luteranismo. A Reforma Protestante promovida por Martinho Lutero em 1517 é um marco comemorado no dia 31 de outubro, mas antes, no domingo, 29, ele será celebrado com um concerto especial da Orquestra Prelúdio na Igreja da Paz, maior símbolo material do luteranismo em Joinville. A apresentação inicia às 19h e tem entrada gratuita.

O concerto contará com a participação especial do coro Vox Camerata. No repertório, canções inspiradas na Reforma da Igreja Luterana, ocorrida no século 16. Entre os compositores escolhidos, o destaque é Johann Sebastian Bach, grande figura do barroco alemão cujas obras – consideradas patrimônio cultural da humanidade – receberam forte influência da reforma de Lutero.

A Igreja da Paz, primeiro templo da cidade de Joinville, foi o local eleito para o concerto por ser um símbolo da história e memória da imigração alemã na cidade. De importância reconhecida com o tombamento municipal e estadual, a Igreja da Paz é um patrimônio religioso, cultural e arquitetônico de 159 anos que não é apenas dos luteranos, mas de todos os joinvilenses.O evento é parte integrante do projeto Orquestra Prelúdio: Música e Cidadania (Pronac 211989) e foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura/ Governo Federal, e tem como proponente a Associação Cultural e Artística de Joinville – Acaje.

A iniciativa conta com o patrocínio das empresas: Ciser, Krona Tubos e Conexões, Clamed Farmácias, Giassi Supermercados, Schulze Advogados Associados, Itapoá Terminais Portuários S/A, Franklin Electric Indústria de Motobombas S.A., Prosyst Desenvolvimento de Sistemas, SoftExpert Software S.A., Instituto Carlos Roberto Hansen – ICRH/ Tigre, Fesc – Unimed, Schulz Compressores Ltda., Martinelli Advogados e Erzinger Indústria Mecânica Ltda.

O projeto tem ainda o apoio da Prelúdio Academia de Arte, Instituto Luterano de Obras Sociais, Paróquia Cristo Redentor, Sociedade Cultural Lírica, Sociedade Cultural Alemã de Joinville, Sociedade Harmonia Lyra e Projeto Missão Criança Jardim Paraíso.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos