Organização Meteorológica Mundial prevê continuidade do El Niño e possíveis mudanças sazonais nos próximos meses

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou nesta terça-feira, 5, que o fenômeno El Niño, associado ao aumento das temperaturas, persistirá pelo menos entre os meses de março e maio, podendo encerrar entre abril e junho. A previsão ocorre após o El Niño atingir seu pico em dezembro do ano passado.

De acordo com a atualização regular da OMM sobre o fenômeno climático, que geralmente tem uma duração de nove a 12 meses, o El Niño, iniciado em meados de 2023, continuará a impactar o clima global nos próximos meses. O relatório destaca que há 60% de probabilidades de as condições persistirem de março a maio, enquanto existe uma probabilidade de 80% de as condições meteorológicas se tornarem neutras, sem a influência do El Niño, entre abril e junho.

O El Niño é conhecido por suas repercussões em escala global, afetando padrões climáticos e precipitações em diversas regiões do mundo. A comunidade científica e os órgãos meteorológicos monitoram de perto esses fenômenos para entender suas implicações e proporcionar alertas antecipados para potenciais eventos climáticos extremos.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Kevin Banruque
Editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governo do Estado inaugura laboratório com supercomputadores para ensino, pesquisa e extensão em Inteligência Artificial

Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Papa Francisco morre aos 88 anos

Ação de Páscoa leva alegria a pacientes do Hospital Infantil de Joinville

Tarifa do transporte coletivo de São Francisco do Sul terá reajuste a partir de terça-feira