A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou nesta terça-feira, 5, que o fenômeno El Niño, associado ao aumento das temperaturas, persistirá pelo menos entre os meses de março e maio, podendo encerrar entre abril e junho. A previsão ocorre após o El Niño atingir seu pico em dezembro do ano passado.
De acordo com a atualização regular da OMM sobre o fenômeno climático, que geralmente tem uma duração de nove a 12 meses, o El Niño, iniciado em meados de 2023, continuará a impactar o clima global nos próximos meses. O relatório destaca que há 60% de probabilidades de as condições persistirem de março a maio, enquanto existe uma probabilidade de 80% de as condições meteorológicas se tornarem neutras, sem a influência do El Niño, entre abril e junho.
O El Niño é conhecido por suas repercussões em escala global, afetando padrões climáticos e precipitações em diversas regiões do mundo. A comunidade científica e os órgãos meteorológicos monitoram de perto esses fenômenos para entender suas implicações e proporcionar alertas antecipados para potenciais eventos climáticos extremos.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
