Operação policial desarticula esquema de “Rachadinha” na Câmara de Vereadores de Joinville

Polícia Civil de Santa Catarina cumpre mandados de busca e apreensão em investigação sobre desvio de salários de assessores
Foto: Polícia Civil/Divulgação.

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, deflagrou uma operação policial visando desarticular um esquema ilegal conhecido como “Rachadinha”, que vinha ocorrendo no âmbito da Câmara de Vereadores de Joinville.

A investigação, que resultou na emissão de 26 mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville e Palhoça, aponta para a prática de desvio de parte dos vencimentos de assessores de um vereador, com o objetivo de enriquecimento ilícito e vantagens políticas tanto para o parlamentar investigado quanto para seus aliados.

O esquema, segundo apurado, era articulado por agentes de confiança do vereador, atuando como intermediários entre o recolhimento dos valores e sua destinação final. Esta participação de intermediários no esquema criminoso motivou o nome dado à operação policial: BACKBONE.

Além das residências dos investigados, a própria Câmara de Vereadores de Joinville foi alvo dos mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de aparelhos eletrônicos, especialmente telefones celulares, e documentos relacionados aos fatos sob investigação.

Cerca de 80 policiais civis de diversas divisões da DEIC, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, das DRPs de Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, além de peritos da Polícia Científica de Santa Catarina, participaram da operação, que contou também com a presença de membros da Comissão de Prerrogativas da OAB – Subseção de Joinville/SC.

A operação representa um importante passo no combate à corrupção e à prática de “Rachadinha” na esfera política do estado, demonstrando o compromisso das autoridades em garantir a transparência e a lisura nas instituições públicas. As investigações seguem em andamento para apurar todos os envolvidos e responsabilizá-los conforme a lei.

Nota da Câmara de Vereadores de Joinville

Nesta manhã (18/04), por meio da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, a Polícia Civil deflagrou, uma operação que apura a suposta prática de conduta popularmente conhecida como “Rachadinha”. Entre os locais está a Câmara de Vereadores de Joinville.

Informamos que a Operação está sendo realizada em um único gabinete de um vereado, em específico, e não tem ligação com a estrutura do Poder Legislativo como um todo.

Os Policiais estão no prédio da Câmara para a realização da operação Backbone e no cumprimento do dever o Legislativo está colaborando.

Até o momento, são as informações a serem repassadas.

* Notícia atualizada às 14h21 do dia 18 de abril de 2024 para inclusão da nota da Câmara de Vereadores de Joinville

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos