A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, nesta quarta-feira, 20, a Operação “Bus Spotting”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa responsável por furtos de módulos eletrônicos de ônibus e caminhões. A ação, coordenada pela Delegacia de Polícia de Garuva, contou com o apoio do Grupamento de Responsabilidade Tática (GRT) de Mogi das Cruzes e da 22ª Delegacia de Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Com mandados autorizados pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, a operação foi realizada nas cidades paulistas de Guarulhos, Itaquaquecetuba e São Paulo. Durante as diligências, um suspeito foi preso e um veículo utilizado nos crimes foi apreendido. Outros investigados seguem foragidos.
Crimes em série e prejuízo superior a R$ 100 mil em Garuva
As investigações apontam que o grupo agia em garagens de empresas de transporte, subtraindo componentes eletrônicos de alto valor. Um dos furtos que motivou a operação ocorreu em Garuva, no dia 23 de novembro de 2024. Na ocasião, criminosos invadiram a garagem de ônibus escolares do município e levaram onze módulos de cabine, nove módulos do sistema ABS, oito conversores e um sensor de rotação. O prejuízo foi superior a R$ 100 mil e comprometeu temporariamente o transporte de estudantes da rede pública.
A atuação da quadrilha também foi identificada em outras cidades, como Maringá e Londrina, no Paraná; Viçosa, em Minas Gerais; e Itajaí, em Santa Catarina. Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava o mesmo modo de operação, com monitoramento prévio das rotinas e falhas de segurança das empresas.
O nome da operação, “Bus Spotting”, faz referência à prática de entusiastas que observam ônibus em circulação — comportamento semelhante ao adotado pelos criminosos para escolher seus alvos.
Investigações continuam
As investigações seguem em andamento para localizar os demais integrantes do grupo e recuperar os materiais furtados. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que outros membros ainda não identificados possam estar envolvidos na série de furtos interestaduais.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde