As forças de segurança de Santa Catarina estão integradas na Operação Átria de proteção à mulher. Polícia Militar (PMSC), Polícia Civil (PCSC), Polícia Científica (PCI), e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) vão intensificar ações até o fim deste mês de março com reforço à fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, além de conscientização à população sobre a importância de denunciar as agressões. Além do combate ostensivo, o objetivo também é realizar atividades preventivas e educativas.
A Operação Átria é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o apoio e execução pela Polícia Militar de Santa Catarina.
Ações do CBMSC
Como forma de agregar ao tema, o CBMSC participa do protocolo de atendimento às mulheres vítimas de violência, da SSP e aproveita a data para reforçar e enraizar as práticas para atendimento das vítimas de violência, instruindo bombeiros desde o atendimento telefônico, até a condução ao hospital, para que acolham e atendam as vítimas, garantindo ainda a segurança delas e dos bombeiros envolvidos, além do acionamento das polícias para a condução de cada caso. Neste protocolo, o sigilo das informações e o cuidado com as vítimas são primordiais.
Pedido de ajuda silencioso
O destaque da operação deste ano é a divulgação do símbolo universal do pedido de ajuda silencioso, em que a vítima de violência deve fazer para sinalizar discretamente quando está em uma situação de perigo, para que possa ser auxiliada.
O símbolo deve ser feito com os 4 dedos fechados sobre o polegar, conforme imagens abaixo.



Fotos: soldado Eduardo de Souza
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde