Obras de perfilamento do Rio Águas Vermelhas chegam na foz do Piraí

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

As obras de perfilamento do canal do rio Águas Vermelhas, na região Oeste da cidade, agora estão concentradas na área junto à foz com o Rio Piraí. O trecho, onde ocorrem os trabalhos, abrange um pouco mais de dois quilômetros de extensão.

Essa operação faz parte da Etapa 1 e engloba a área que vai da ponte da linha férrea até o Rio Piraí, na região do Jativoca, no bairro Nova Brasília. Os trabalhos, realizados pela Prefeitura de Joinville por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) incluem dragagem, limpeza, alargamento e melhorias ambientais.

Essa etapa é uma das últimas a serem realizadas em toda a execução de alargamento da calha do rio e do aumento da profundidade do canal do Águas Vermelhas. Após as conclusões, sempre são feitas ações de ajustes e acabamentos nos trechos trabalhados.

Máquinas retroescavadeiras realizam os serviços de alargamento das margens, com aumento das encostas naturais (taludes), em até seis metros de altura, em alguns trechos dessa extensão.

Os trabalhos de dragagem seguem no local, com a draga realizando a retirada de sedimentos do fundo do rio.

O material dragado é colocado numa área de terraplenagem, com diques de contenção, onde é feita a compactação do material, a terraplanagem do solo e o processo de recuperação vegetal, por meio da técnica de hidrossemeadura, também aplicada no revestimento de taludes.

Serviços no trecho urbano

Em março, está prevista a retomada dos trabalhos de perfilamento, numa extensão de 400 metros do rio, que vai da Rua XV de Novembro até a ponte da rua Leopoldo Beninca, no bairro Vila Nova.

Por ser um trecho urbano, com moradias próximas, será feito o alargamento da margem do leito nas áreas onde não há residências.

Nesse local, devido ao estreitamento do leito junto às moradias, não será usada a draga. Uma retroescavadeira fará a retirada de sedimentos do rio.

A previsão que a conclusão de todos os trabalhos em 11 quilômetros de extensão do rio termine em junho deste ano.

Os trabalhos iniciaram em dezembro de 2023 pelo bairro Vila Nova. A obra foi dividida em quatro etapas. O objetivo é prevenir cheias, principalmente na região Oeste de Joinville, onde está localizado o rio Águas Vermelhas.

A obra faz parte do programa Viva Cidade 2. Foi licitada pela Prefeitura de Joinville, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A execução é da empresa Submar Dragagens, com supervisão do consórcio Nippon Koei Lac do Brasil e Azimute Engenharia

Etapas das obras de perfilamento do rio Águas Vermelhas

Etapa 1 – Abrange a ponte da linha férrea do Jativoca até onde o Águas Vermelhas desemboca no rio Piraí. Trecho de 2.054 metros.
Situação: em obras, previsão de finalização em maio.

Etapa 2 – Vai da ponte da linha férrea até a rua Minas Gerais, entre os bairros Morro do Meio e Nova Brasília. Trecho de 2,7 mil metros.
Situação: Finalizando obras de reposição de taludes num trecho perto da ponte férrea.

Etapa 3 – Vai da rua Minas Gerais até a Estrada do Arataca. O trecho tem 2.250 metros de extensão.
Situação: Obras finalizadas. É feito o monitoramento dos trabalhos.

Etapa 4 – Abrange o ponto da Estrada Arataca até a rua XV de Novembro, no Vila Nova. Trecho total de 3.650 metros de extensão.
Situação: Obra praticamente finalizada. Falta terminar um trecho de 400 metros entre a rua XV de Novembro até a rua Leopoldo Beninca.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina