Novo superintendente da Polícia Científica assume cargo em Joinville

Foto: Divulgação/PCI.

A Polícia Científica de Santa Catarina promoveu, nesta terça-feira, 10, a transmissão do cargo de Superintendente Regional de Polícia Científica em Joinville. Também ocorreu a entrega de novos equipamentos para o Setor de Entomologia Forense, em que atenderá o estado todo, marcando avanços significativos para a área em Santa Catarina.

O ato formalizou a transição do perito criminal João Leonardo Padilha Barneche, que deixa o cargo de superintendente Regional em Joinville, para o perito criminal Iury Nunes Lopes, que assume a função com o compromisso de dar continuidade ao trabalho e enfrentar os desafios inerentes ao novo cargo.

Além da transmissão de cargo, foram entregues equipamentos especializados para o Setor de Entomologia Forense, adquiridos por meio de convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, bem como pelo Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público do Estado. O investimento, de aproximadamente 30 mil reais, permitirá a ampliação da capacidade de análises entomológicas, muito importante para investigações criminais.

A entomologia forense, ao estudar insetos presentes em cenas de crime, contribui para determinar o tempo de morte, deslocamento de corpos e até mesmo para esclarecer dinâmicas de crimes violentos, consolidando-se como uma importante ferramenta utilizada nas mais modernas práticas de perícia criminal.

A entrega dos equipamentos contou com a participação de representantes das instituições parceiras, como o juiz de Direito da Vara de Execuções Penais de Joinville, Luís Renato Martins de Almeida, e o Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Justiça de Joinville, Marcelo Mengarda.

“Hoje celebramos dois marcos importantes para a Polícia Científica de Santa Catarina: a transmissão de cargo, que simboliza a continuidade do compromisso com a excelência em Joinville, e a entrega de equipamentos especializados para o Setor de Entomologia Forense, que ampliará nossa capacidade de aplicar a ciência no esclarecimento de crimes. Esse avanço só foi possível graças ao convênio firmado com o Tribunal de Justiça e o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério Público de Santa Catarina, instituições que acreditam na ciência como uma ferramenta essencial para a justiça. Agradecemos pela confiança e pelo apoio indispensável”, destacou o perito-geral adjunto da Polícia Científica, Douglas de Oliveira Balen.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul