Além de ser um evento repleto de atrações gratuitas, o Natal de Joinville também é inclusivo e prioriza a acessibilidade. Na noite de terça-feira, 17, pessoas com deficiência visual participaram da primeira visita guiada desta edição. Todo o roteiro conta com audiodescrição, um recurso que transforma imagens em palavras.
O percurso iniciou na Biblioteca Pública, onde os participantes receberam o aparelho com fone de ouvido para acompanhar o que a audiodescritora Cibele Barreto narrava. Os cenários, suas cores, tamanhos, formas e texturas foram descritos com riqueza de detalhes e, para a experiência ficar completa, os participantes eram incentivados a tocar nas decorações, para sentir também esse estímulo sensorial.
O passeio percorreu a Praça Nereu Ramos, Travessa Bachmann, Praça da Bandeira e Dario Salles, finalizando na Pista de Patinação, no Ginásio Abel Schulz. “O tour especial pelos espaços e atrações do Natal tem como objetivo transformar as praças decoradas em um cenário acessível, com descrições detalhadas que proporcionam uma experiência inclusiva”, comenta André Guesser, gerente executivo do Instituto Natal Joinville.
Para organizar e realizar a visita guiada, assim como todas as ações de acessibilidade do evento, o Instituto Natal Joinville conta com o apoio da Turma do Fritz. A instituição joinvilense atua com foco na inclusão, desenvolvendo conteúdos educativos de forma lúdica e divertida.
“A visita guiada é uma oportunidade de vivenciar a magia do Natal de forma inclusiva, promovendo a diversidade, a acessibilidade e a igualdade de maneira concreta e acolhedora”, destaca Daniela de Sousa, vice-presidente da Turma do Fritz.
O planejamento e execução da iniciativa contou também com a assessoria de Osmar Pavesi, deficiente visual, que atua em prol da acessibilidade e inserção de pessoas com deficiência. Segundo ele, as decorações natalinas são sempre muito belas e atraentes e, para a pessoa cega ter plena participação e acesso a essas informações é preciso contar com a audiodescrição e com o toque.
“Ouvir a descrição dos espaços e poder tocar em tudo aquilo que estiver ao alcance das mãos permite que a pessoa tenha as informações que precisa para compreender tudo o que compõe a decoração”, explica.
Bernardo Pontes, de 8 anos, participou pela primeira vez da visita e aprovou a experiência.
“Eu gosto muito do Natal, sei que fala sobre o nascimento de Jesus. Adorei vir aqui hoje, foi muito divertido. Andei no carrossel e foi muito legal”, conta Bernando.
A iniciativa, que será repetida nos dias 20 e 22 de dezembro, ainda há algumas vagas disponíveis para a próxima sexta-feira (20). Os interessados podem entrar em contato com Osmar Pavesi, pelo Whatsapp (47) 99945-4969.
Além da visita guiada, o Natal de Joinville conta ainda com brinquedos adaptados e um espaço de acolhimento (anexo ao Ginásio Abel Schulz), climatizado e com educadores capacitados para atender pessoas com deficiência, mães lactantes, idosos e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Todas essas ações consolidam o evento como um projeto acessível, comunitário e inclusivo. Em 2023, o Natal de Joinville foi reconhecido por seus esforços em promover a inclusão e recebeu o troféu Boas Práticas, concedido durante o Summit Cidades, em Florianópolis. A premiação valoriza iniciativas inspiradoras que merecem ser compartilhadas.
O Natal de Joinville é promovido pelo Instituto Natal de Joinville, tem promoção da Prefeitura de Joinville e tem apoio de instituições e empresas privadas.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde