O momento mais esperado por crianças e adolescentes interessados em formação de música orquestral chegou. O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira divulgou o resultado do processo seletivo dos jovens que irão ingressar na instituição, sediada em Joinville. Foram 70 aprovados com idade entre 4 e 17 anos, que darão um passo importante para a construção da suas carreiras musicais como profissionais de orquestra. As aulas estão programadas para iniciar em março.
Ao todo, foram mais de 150 inscrições recebidas. Entre os aprovados, há estudantes de Joinville, Itapoá e Navegantes, que iniciarão cursos de introdução, iniciação e formação musical, distribuídos de acordo com a faixa etária.
O diretor-presidente do Musicarium, Sergio Ogawa, explicou que o processo seletivo envolveu crianças e jovens altamente capacitados e interessados em aprender, tornando as etapas muito competitivas. E para além dos pequenos, também foi um momento importante para os familiares, que puderam acompanhar os testes práticos.
“Foi uma grata surpresa ver crianças e adolescentes com um potencial ilimitado e muita vontade de absorver o aprendizado musical. Ao mesmo tempo, pais emocionados depositando uma grande esperança com esta oportunidade extraordinária de ver seus filhos como futuros músicos de orquestra. Estou convicto de que teremos uma geração muito talentosa, formando cidadãos de excelência que contribuirão para a transformação sociocultural do Brasil!”, revelou.
Todas as aulas serão realizadas na sede do Musicarium, em Joinville, e contarão com um corpo docente com sólida formação no Brasil e exterior, e claro, experiência como instrumentistas em orquestras sinfônicas profissionais.
Além disso, os estudantes poderão aprender e desenvolver suas habilidades com o que há de mais moderno no mundo em termos de instrumentos musicais e tecnologia de apoio ao ensino.
As inscrições foram abertas em dezembro de 2022 e contou com duas etapas de seleção, envolvendo avaliações e entrevistas com os candidatos, realizadas em janeiro.
Sobre o Musicarium
O Musicarium Academia Filarmônica Brasileira é um centro de formação de orquestra de Joinville, que tem como objetivo desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência. Atende 180 crianças e jovens a partir de 4 anos de idade, todos bolsistas. A organização é mantida por meio de doações e patrocínios.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde