Memes e trends de vídeo inspira lojas de Joinville

Iniciativa impulsiona vendas e fortalece conexão com o público, mas requer cuidados

As redes sociais estão cheias de vídeos em que situações engraçadas, como quedas ou tropeços, acabam se transformando em propagandas de lojas. Essas “trends” virais têm se mostrado uma maneira de atrair a atenção dos clientes e impulsionar vendas, inclusive em Joinville.

Um exemplo é a Loja Expressiva, que adotou essa estratégia nos últimos meses. Clécio Giacomelli, dono da loja, explica que a ideia surgiu após perceber mudanças no comportamento do público: “Após a pandemia, as pessoas mudaram seus hábitos. Quando apareço nos vídeos, crio uma conexão com os clientes. Eles se identificam e se aproximam mais da loja.”

O impacto foi imediato, com aumento de 20% no número de seguidores e nas vendas. “Além disso, o público se sentiu mais próximo da equipe e da marca, especialmente os mais jovens”, acrescenta Clécio.

A escolha dos memes é feita com cuidado para evitar mal-entendidos. “Discutimos em equipe para garantir que o conteúdo seja apropriado. Muitas vezes, as ideias surgem de forma espontânea, trazendo situações engraçadas para os vídeos”, diz Clecio.

A produção dos vídeos é dividida entre gravações improvisadas com celulares e conteúdos mais profissionais, dependendo da necessidade. “Se for algo mais elaborado, contratamos uma equipe. Mas também criamos muito conteúdo de forma espontânea, inspirado no dia a dia”, comenta o empresário.

Do viral ao faturamento

O uso de memes e vídeos virais também impactou os resultados da Loja Expressiva, refletindo em mais vendas e reconhecimento da marca. Clécio acredita que essa estratégia continuará sendo eficaz no futuro, desde que as empresas mantenham sua identidade. 

“A loja precisa equilibrar tradição e modernidade. A experiência nas redes sociais deve se refletir no atendimento físico, garantindo que o cliente tenha uma boa experiência em ambos os ambientes”, conclui.

Cuidados e recomendações do Sebrae

“O humor é uma das ferramentas mais poderosas para criar conexões entre as pessoas”, afirma Mônica Gehlen, analista do Sebrae. Segundo ela, essa é uma das principais razões para o sucesso dos conteúdos digitais que utilizam memes de forma estratégica.

“O humor gera uma proximidade natural com quem consome o conteúdo. Muitas vezes, sem nem perceber, as pessoas se sentem mais à vontade e isso pode influenciar diretamente na decisão de compra. Além disso, os memes refletem situações do cotidiano, o que facilita a identificação do público”, explica Mônica.

No entanto, a especialista ressalta que, apesar de ser uma estratégia eficaz, é necessário bom senso por parte dos empreendedores. “É importante optar por memes que ainda tenham relevância e engajamento, além de evitar aqueles que possam ser ofensivos. A escolha dos virais deve ser cuidadosa.”

Mônica também alerta que o uso de conteúdos virais pode não ser adequado para todos os tipos de negócios. “Empresas que prezam por uma imagem de seriedade e credibilidade precisam de conteúdos mais técnicos. Isso não significa que o humor não possa ser utilizado, mas ele deve ser coerente com a proposta da marca e preservar a confiança do público”, orienta a analista.

Mesmo com essas precauções, Mônica destaca a importância de explorar o ambiente digital para alavancar negócios. “Com pelo menos 115 milhões de brasileiros comprando por meios digitais, como mostram dados, as empresas não podem deixar de aproveitar esse espaço para o seu crescimento.”

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul