Mais 340 câmeras de segurança para monitoramento serão instaladas em pontos estratégicos de Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a segurança pública do município, a Prefeitura amplia o Programa Joinville Sempre Alerta com a instalação de 340 novas câmeras de monitoramento, em locais estratégicos da cidade.

Atualmente, o município conta com 1728 câmeras em operação. Com os novos equipamentos, serão 2068 câmeras de monitoramento.

Para o incremento, além dos 432 pontos já existentes, outros 85 serão instalados em diferentes bairros, entre eles Centro, Iririú, Vigorelli, Comasa, Adhemar Garcia, Paranaguamirim, Jardim Paraíso, Pirabeiraba, Saguaçu, Boa Vista, Santo Antônio, Costa e Silva, entre outros.

“Os locais de instalação são definidos sempre de acordo com critérios técnicos e atendem às mais diversas demandas apresentadas pelas Forças de Segurança, levando-se em consideração os mapas de calor dos crimes ocorridos, bem como com solicitações apresentadas pela comunidade,” explica o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

Implantado no início de 2023, o Programa Joinville Sempre Alerta vem contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e contribuindo para que o município seja reconhecido como um dos mais seguros do país.

As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas em tempo real por diferentes órgãos de Segurança Pública, incluindo Guarda Municipal, Detrans, Polícia Militar e Polícia Civil, e ajudam a elucidar situações relacionadas à ordem pública, deflagrar prisões em flagrante, apurar crimes ligados ao trânsito, contra o patrimônio e contra pessoas.

De acordo com o secretário Paulo Rogério Rigo, além da elucidação de crimes, a presença das câmeras também atua de forma preventiva.

“Nossa avaliação é bastante positiva, haja vista que, vários crimes ocorridos depois da instalação desses equipamentos foram elucidados com o uso das câmeras. Além disso, só a presença desses equipamentos já inibem os criminosos de praticarem delitos, um exemplo é a queda nos números de furtos e roubos de veículos que vem caindo bastante, o que acreditamos ter uma relação com a presença das câmeras, avalia.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos