Literatura e MPB: Simone Gehrke apresenta novo livro no Instituto Juarez Machado

Foto: Divulgação.

Todas as famílias com filhos se parecem, mas cada filho traz experiências curiosas à sua maneira. A redescoberta do mundo com os olhos de uma criança é o tema principal de “Enquanto eles não crescem”, livro de crônicas da jornalista e escritora Simone Gehrke, que será lançado no dia 30 de novembro, às 15 horas, no Instituto Juarez Machado. A obra tem três capítulos: além do que dá título ao livro, e aborda a vivência de pais e filhos, outros dois trazem reflexões sobre o mundo das palavras e sobre os prazeres que a vida proporciona.

“Enquanto eles não crescem”, da Manuscritos Editora, é o segundo livro de crônicas da autora, que lançou “Percebes” em 2014. O evento de lançamento foi preparado para oferecer um momento de cultura e entretenimento para toda a família, com apresentação musical de voz e violão dos cantores Thiago e Júlia Medeiros Gehrke (filhos da autora), que interpretam canções clássicas da MBP.

A venda dos livros durante o lançamento terá 100% da arrecadação destinada  ao Lar Abdon Batista. Criado em 1911, o lar tem a missão de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando um ambiente familiar acolhedor que contribui para transformar pequenas vidas em cidadãos aptos a assumir suas responsabilidades na sociedade.

Sobre o livro

“Costumo dizer que a crônica é uma conversa com o leitor, talvez a maneira mais eficaz de aproximação com os leitores. Conversa em que o cronista, como um poeta, lança seu olhar sobre a alma das pequenas coisas. Leve e despreocupada como conversa de aposentados em um bar ou de mulheres que se encontram numa sala de espera, porém levando em si a sabedoria das coisas vividas. E é isso que faz a autora Simone Gehrke neste segundo livro de crônicas, num estilo que leva a maturidade de Martha Medeiros e algo do bom humor de Veríssimo, em textos curtos, de linguagem fácil e precisa”, afirmou no prefácio o escritor Hilton Görresen – contista, cronista e membro da Academia Joinvilense de Letras.

Sobre a autora

Simone Gehrke é jornalista e escritora. Atuou como cronista no Jornal A Notícia, de Joinville, por 8 anos, onde publicou mais de 400 textos. É autora do livro de crônicas ‘Percebes’, patrocinado pelo Edital Elisabete Anderle (2014). 

Foi vencedora da categoria conto/crônica do II Prêmio Joinville de Expressão Literária (2005) e participou de diversas coletâneas, como ‘Frestas’ (SESC/2009, com curadoria de Tabajara Ruas), 5º Concurso Literário de Conto (Sinergia/2005) e ‘Contos Desamordaçados’ (Concurso Crispim Mira), 1999. 

Integra a Academia Joinvilense de Letras desde 2017, sendo vice-presidente na gestão 2024-2026, liderada por Onévio Zabot.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul