LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Nos dias 22 e 23 de fevereiro (sábado e domingo), a folia vai tomar conta da cidade com as atrações do Carnaval de Joinville 2025.

A programação foi anunciada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 3.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, assim como em todo o Brasil, Joinville valoriza o Carnaval como importante manifestação cultural e, também, como um produto turístico que se consolida e que atrai mais público a cada ano.

“O Carnaval em Joinville acontece há mais de 100 anos e enxergamos sua importância não apenas pela parte simbólica, mas também porque todos os anos mais pessoas vêm para assistir aos desfiles. Convidamos as pessoas que venham para a avenida e percebam o trabalho realizado pelas escolas com a elaboração das fantasias, alegorias, sambas-enredo, parte de música, dança e visual que levam grande alegria para a avenida”, afirma.

O comprometimento em entregar ao público um evento de excelência também é destacado pelo presidente da LIESJ, Gabriel de Paula: “A nossa expectativa é muito grande. Joinville sempre nos abraça e estamos numa crescente a cada ano, com a população cada vez mais presente. Nos preparamos o ano inteiro para entregar um belíssimo evento para a cidade”, destaca.

Bonecos gigantes e desfile das escolas de samba

Uma das novidades do Carnaval deste ano será o desfile de bonecos gigantes do Bloco Neco Maneco que vai abrir a programação de sábado, a partir das 18h, na avenida Beira Rio.

Os bonecos irão homenagear personalidades e personagens lendários da cidade, como a Noiva da Ponte, a Pipoqueira Margarida e a Rosa do Pé Inchado.

Em seguida, a partir das 19h, inicia a tradicional lavagem da avenida com Afoxé Omilodê e, na sequência, o samba toma conta da avenida com o Desfile das Escolas de Samba.

A primeira a desfilar será a Escola Príncipes do Samba, às 20h. Logo depois, às 21h, será a vez da Unidos do Caldeirão, e às 22h, a Fusão do Samba. O encerramento da programação será com a escola Unidos pela Diversidade, que entra na avenida às 23h.

Encontro de Blocos, baile infantil e atrações pet

A folia em Joinville continua no domingo (23/2) com as atrações do Carnaval da Família.
Uma delas é o Encontro de Blocos de Rua, com concentração a partir das 13h30, em diversos locais da região central da cidade. Entre os pontos de encontro estão a Rua das Palmeiras, a Praça Nereu Ramos, o Museu Arqueológico de Sambaqui, a Praça da Bandeira e o Mercado Público Municipal.

A partir das 15h, acompanhados pela animação do trio elétrico, os blocos seguem do Mercado Público para a avenida Beira Rio em frente ao Centreventos Cau Hansen.

Também no Centreventos, durante o período da tarde, ocorrem o baile infantil e atividades para os pets.

Folia antecipada

Assim como no ano passado, o Carnaval de Joinville ocorrerá um final de semana antes do calendário oficial. O objetivo é atrair mais visitantes para a cidade e propiciar ao público a oportunidade de festejar em Joinville e, na semana seguinte, aproveitar as atrações das cidades vizinhas.

“A antecipação do Carnaval foi uma ideia da LIESJ prontamente acatada pela Prefeitura de Joinville. Isso nos distingue já que fazemos a abertura dos festejos em Santa Catarina e recebemos mais divulgação em outras regiões do Estado, reafirmando o nosso Carnaval como produto turístico”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

O Carnaval de Joinville é realizado pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e pela Prefeitura de Joinville, com a participação de diferentes áreas. A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) é responsável pelo aluguel de tendas, iluminação, sonorização, gerado, palco, arquibancada e banheiros químicos. A Secretaria de Comunicação (Secom) atua na divulgação do evento. Já a Secretaria de Proteção e Segurança Pública (Seprot) presta apoio às questões relacionadas à segurança e o Departamento de Trânsito (Detrans) atua na organização do trânsito.

O Carnaval de Joinville 2025 tem apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Sambas-enredo 2025

As quatro escolas de samba de Joinville levarão para a avenida temas relacionados à cultura e à história da cidade, que serão representados em suas alegorias, figurinos e cantados em seus sambas-enredo.

Confira os enredos que serão apresentados pelas escolas no Carnaval de Joinville 2025:

Escola Fusão do Samba

“Com amor e alegria, triunfou a periferia”
A trajetória de vencer pela cultura, especialmente através do funk, trabalho e educação, é um poderoso exemplo de como as periferias podem transformar suas próprias realidades. Cada um desses elementos contribui de forma significativa para o processo de ascensão social e superação de desafios.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Caldeirão

“Babitonga e seus encantos”
O samba-enredo exalta a vasta riqueza cultural e histórica da Baía da Babitonga, em Santa Catarina. A narrativa conduz por uma travessia poética através do tempo, destacando a beleza exuberante e a influência ancestral dos povos até a atualidade. A letra também traz referências ao fluxo das marés e à biodiversidade e faz um tributo à paixão e à emoção do Carnaval.

Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade – G.R.E.S. Diversidade

“Colo de Mãe, Jacila a Mãe de Joinville”
A escola levará para a avenida a história de luta e superação de Jacila Barbosa, a “Mãe Jacila”. A carioca que se tornou joinvilense de coração, de alma e espírito, luta para manter vivas as raízes negras na cidade. O samba-enredo também conta o trabalho realizado por Mãe Jacila junto às pessoas carentes e a sua essência pela defesa da diversidade. A G.R.E.S. Diversidade promete levar cada um dos seus componentes para dentro dessa história de vida para, ao final, ter uma grande celebração de fé, crenças e paz.

Príncipes do Samba

“Nos refúgios da Boemia – De bar em bar à fantasia!”
A Escola vai levar para a avenida a história do bar, antigamente conhecida por tabernas. Já na antiguidade, esses locais eram os centros sociais onde se vendiam as caças, se produziam as cervejas e se realizavam as celebrações. Em seu samba-enredo, a Príncipes do Samba conta o surgimento da primeira taberna, há cerca de 3,5 mil anos antes do nascimento de Jesus Cristo, criada por uma mulher chamada Kubaba, na cidade de Kish, na Suméria, e percorre a história ao longo dos séculos, chegando aos mais tradicionais bares de Joinville.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025