Joinville terá festival internacional de cinema em abril

Shortcutz Experience exibirá gratuitamente, durante cinco dias, cerca de 50 curtas-metragens de 17 países
Foto: Galeria 33/Divulgação.

Os cinéfilos de Joinville e região já podem se preparar para uma maratona em frente à telona. O Shortcutz Experience, maior festival dedicado ao curta-metragem do mundo, acontecerá de 9 a 13 de abril na Galeria 33. Cerca de 50 filmes, das mais diversas origens, serão exibidos gratuitamente. A programação e a reserva de ingressos estão disponíveis no site da Galeria 33.

Com sede em Amsterdã, o Shortcutz é uma plataforma que desde 2010 reúne curtas do mundo inteiro e promove exibições em cidades parceiras do circuito. Joinville é uma delas, onde há oito anos as sessões acontecem na Galeria 33. Nesta edição em formato de festival, são mais de 17 países representados com produções dos mais diversos gêneros, muitas delas premiadas e assinadas por diretores que começam a se destacar no cinema mundial.

Com curadoria feita a quatro mãos – Alexa Rodrigues, diretora do Shortcutz Amsterdã, e Alceu Bett, diretor do festival no Brasil -, as produções do Shortcutz Experience foram divididas em cinco mostras: Mundi, Brasil, Catarina, Arthouse e Infantil. Também haverá mostras inclusivas para autistas e portadores de deficiência visual.

Alguns destaques são o curta espanhol “Maruja”, eleito um dos dez filmes favoritos do público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Kinoforum); o suíco “E o quão Miserável é a Casa do Diabo”, que integrou o prestigiado Visions du Réel, na Suíça; e o congolês “Mulika”, presente no Locarno Film Festival, um dos mais importantes festivais de curtas do mundo. Na Mostra Catarina, dois títulos joinvilenses foram selecionados: “Além de Pablo”, de Ebner Gonçalves, e “A Carteira”, de Anderson Dresch. 

“O Shortcutz é uma das mostras de cinema mais abrangentes neste formato do curta-metragem, pois oportuniza visibilidade para novos cineastas de todo o mundo e troca de experiências, incentivando os nosso novos cineastas a produzirem seus filmes”, aponta Alceu Bett, diretor do festival.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Prefeitura de Joinville e Hospital Bethesda anunciam convênio para a ampliação de 73 leitos

Feriado de Páscoa: veja o que abre e fecha no comércio e shoppings de Joinville

35ª Festilha encerra com noite gospel e show de Eli Soares

Casal de jovens é preso com 177 quilos de maconha na BR-101 em Araquari

Joinville Vôlei decide vaga na semifinal contra o Vôlei Renata nesta quinta‑feira

Cláudio Loetz: As prioridades definidas para o futuro de Joinville