Joinville terá evento gratuito sobre feminismo e ecologia

Foto: Divulgação.

Uma oportunidade para olhar sob uma nova perspectiva as diferentes ligações entre movimentos sociais, o “Mulheres e ecologia: fazendo conexões”, será um evento para analisar duas datas tão simbólicas, como os dias internacional e nacional da mulher, com suas implicações políticas sob o olhar ecofeminista. Será no dia 29, sábado, às 15 horas, no auditório do Cau Coworking – Grupo CRH, em Joinville. A entrada é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição on-line.

O diálogo será liderado por três mulheres, educadoras e especialistas em diferentes áreas. Daniela Rosendo é filósofa, doutora e feminista defensora dos direitos humanos. Paola Hakenhaar é advogada, mestra em direito e pesquisadora. Caroline Maia é professora universitária, doutoranda e militante dos direitos humanos e da natureza.

Juntas, elas vão discutir sobre a importante relação entre feminismo – movimento que busca a equidade de direitos na sociedade – e a sua conexão direta com o meio ambiente, respeito às espécies e a natureza, indo além da esfera humana.

“Para nós, não é possível alcançarmos uma justiça de gênero se não nos ocuparmos de uma justiça socioambiental interespécies”, explicou Paola. Para elas, além dos sistemas de opressão que afetam as mulheres, é necessário também considerar a opressão e exploração das formas de vidas não humanas, sejam elas vegetais ou animais e da natureza como um todo.

Embaixadora do Coletivo Joinville Lixo Zero, Taísa Rodrigues ressalta que o tema é tão essencial para a convivência humana, especialmente em uma realidade com tantos problemas sociais, econômicos e violência envolvendo as mulheres.

“É um momento para refletir e trocar informações sobre ecologia, meio ambiente, ecofeminismo e lixo zero. E claro, compreender como tudo está conectado, associação fundamental para criarmos relações melhores, não apenas entre pessoas, mas entre o ambiente que convivemos”, completou Taísa.
As inscrições gratuitas podem ser feitas até as 15h do dia 28/4, neste link. O evento é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil em parceria com o Coletivo Joinville Lixo Zero, com o apoio da Exit.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

São Francisco do Sul reforça combate à dengue após identificação de 62 focos do mosquito

Joinville Vôlei vence Viapol São José em jogo equilibrado e mantém sequência positiva na Superliga

Governador de SC define aumento de 21,5% para todos os servidores da Segurança Pública

Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível

Coluna Jura Arruda

Viajantes não imunizados contra a febre amarela e que vão para locais com risco de contrair a doença são orientados a vacinar em Joinville