Joinville terá dias de calor intenso e abafamento; confira cuidados com a saúde e os pets

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Uma massa de ar quente e seca que está atuando na Argentina traz reflexos para o Estado de Santa Catarina, com previsão de temperaturas elevadas que devem ocorrer pelo menos até quarta-feira (12/2).

Para Joinville, as temperaturas máximas durante as tardes devem oscilar entre 30 e 34 graus. O calor associado à umidade pela proximidade do mar, favorece a sensação de abafamento e o desconforto térmico.

Com as altas temperaturas que se mantêm inclusive nas noites e madrugadas, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas como desidratação e doenças cardiorrespiratórias.

Atenção com a saúde

Essa condição de altas temperaturas pode oferecer riscos à saúde e ao bem-estar especialmente de idosos e crianças. Então, é preciso tomar alguns cuidados para evitar problemas de saúde.

“Os riscos nessa condição são de desidratação e insolação. Com isso, pode-se levar ao agravamento de doenças crônicas e com maior gravidade para idosos e crianças que pioram mais rapidamente para quadros mais graves”, explica a médica Luana Garcia Ferrabone, diretora técnica da Secretaria de Saúde de Joinville.

Os principais cuidados nessa época de calor extremo são aumentar a ingestão de água, usar bonés ou chapéus e procurar se proteger do sol com o uso de protetor solar.

É preciso também saber identificar os sinais de desidratação. “Esses sinais são cansaço, boca seca, tonturas, dor de cabeça e urina escura”, orienta a médica. Nesses casos, é preciso levar a pessoa para sombra, oferecer água e procurar assistência médica em situações mais graves.

Cuidados também com os pets

Os animais de estimação também precisam de atenção redobrada quanto à segurança e conforto nesse clima de muito calor para evitar problemas de saúde. Em primeiro lugar, é preciso hidratar o bichinho e manter a água fresca e limpa disponível para o seu pet. Uma dica é, se possível, espalhar potes de água pela casa e trocar regularmente.

Passeios nos horários mais quentes devem ser evitados já que o asfalto e a calçada podem atingir temperaturas muito altas e causar queimaduras nas patinhas dos animais. Prefira sair nas primeiras horas da manhã ou no fim da tarde.

Outro ponto importante para evitar problemas é nunca deixar o pet dentro do carro, mesmo com vidros semiabertos. A temperatura dentro do veículo pode subir rapidamente e levar ao superaquecimento e assim colocar a vida do animal em risco.

Fique atento aos sinais de insolação ou superaquecimento: o animal apresenta ofegância excessiva, salivação intensa, fraqueza, vômito ou desmaio. Nesses casos, leve-o imediatamente para um local fresco e ofereça água. Caso os sintomas persistam, procure um veterinário. Outro detalhe é que o calor favorece a proliferação de pulgas e carrapatos. É recomendado que o animal utilize antiparasitários regularmente e que o tutor mantenha o ambiente higienizado.

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina