Joinville sanciona lei que regulamenta o transporte de passageiros por meio de aplicativo

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (9/01), o prefeito Adriano Silva (Novo) e a vice Rejane Gambin reuniram-se com representantes dos motoristas que atuam com o transporte privado de passageiros gerenciado por meio de aplicativos de tecnologia de transporte para comunicar a sanção da Lei 9.347/2023, que desburocratiza a regulamentação da atividade em Joinville.

“Esta Lei é muito importante porque simplifica a regulamentação que nós tínhamos na cidade, com exigências que dificultavam a atividade profissional dos motoristas e não agregavam melhorias para o serviço”, explica o prefeito.

Com a sanção, fica revogada a Lei 8.467/2017, que regulamentava o serviço até então. Ela tinha 28 artigos, incluindo diversas exigências a mais que as apresentadas pela Legislação Federal.

A Lei que passou a valer em Joinville possui 7 artigos e está alinhada com a Lei Federal 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e direciona aos municípios a regulamentação do transporte remunerado de passageiros.

Para os motoristas que quiserem atuar com o transporte de passageiros, será exigida Carteira Nacional de Habilitação para exercício de atividade remunerada e o licenciamento do veículo, além de seguro contra acidentes, inscrição como contribuinte individual no INSS ou como Microempreendedor Individual e certidão negativa dos crimes previstos no Código de Trânsito Brasileiro.

A Lei também indica que a exploração dos serviços de transporte privado em desacordo com a legislação será caracterizada como transporte ilegal de passageiros, sujeita às sanções legais previstas.

O Projeto de Lei que desburocratiza o transporte individual de passageiros realizado por meio do gerenciamento de aplicativos de tecnologia em Joinville é de autoria dos vereadores Neto Petters (NOVO) e Pastor Ascendino Batista (PSD).

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos