Joinville recebe Certificado do Selo MigraCidades 2024

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Pelo quinto ano consecutivo, Joinville recebeu da Agência da ONU para as Migrações (OIM) o Certificado do Selo MigraCidades 2024. O selo reconhece as ações da Prefeitura de Joinville voltadas para os migrantes durante o ano de 2024.

Joinville foi um dos 47 municípios do Brasil a receber o Certificado, que tem como objetivo apoiar os governos locais a aprimorar o acolhimento e integração das pessoas migrantes.

“Este selo é um reflexo do compromisso da Prefeitura com a governança migratória, evidenciando a dedicação em promover políticas que garantam igualdade de direitos e dignidade para todos os cidadãos”, explica Aline Sikorski, coordenadora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura, ao longo de 2024, incluiu capacitação, diagnóstico e ações voltadas aos migrantes. São ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, da Saúde, de Educação, Comunicação, de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

“Ser contemplado com o selo é a coroação dos esforços do município em realizar a governança local relativa à migração de forma estratégica, priorizando ações articuladas entre as diversas políticas públicas. Importante ressaltar o esforço de todos os envolvidos, poder público e sociedade civil”, afirma a diretora executiva da SAS, Valquiria Forster.

Entre os trabalhos realizados em 2024, estão a 1ª Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia e o início do atendimento de regularização migratória e orientação a direitos em parceria com instituições.

O município também promoveu eventos culturais para inclusão e valorização dos migrantes. Foram realizadas ainda capacitações para os servidores públicos. A Cartilha da Rede de Atendimento aos Migrantes foi atualizada e é disponibilizada digitalmente em cinco idiomas.

Em Joinville, as ações com migrantes são acompanhadas pela Comissão Intersetorial de Atenção aos Povos e Comunidades Tradicionais, Migrantes, Refugiados e Apátridas.

Plataforma MigraCidades

O processo de certificação MigraCidades integra as ações da Plataforma “MigraCidades: aprimorando a governança migratória local no Brasil”. O projeto é uma parceria entre a Agência da ONU para as Migrações (OIM), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

As etapas do processo incluem diagnóstico das políticas locais, definição e monitoramento de áreas consideradas prioritárias pelos governos para desenvolvimento de ações.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025