A Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Itaum passa a contar com a Vila da Saúde, equipamento público destinado a promover e incentivar a prática de atividades físicas e a convivência social.
Como parte da programação de eventos comemorativos aos 174 anos de Joinville, a Vila da Saúde da UBSF Itaum foi inaugurada nesta quarta-feira, 19. Estiveram presentes o prefeito Adriano Silva, vereadores, secretários municipais e profissionais da Secretaria da Saúde.
Logo após a solenidade, a comunidade estreou o espaço com uma aula de alongamento conduzida pela equipe da Secretaria de Esportes (Sesporte).
De acordo com o prefeito Adriano Silva, o novo equipamento da Secretaria da Saúde integra a UBSF Itaum e é um espaço essencial para a promoção da saúde física, mental e social da comunidade, onde as pessoas podem praticar exercícios e desenvolver atividades em grupo.
“Essa é a Joinville que a gente quer para todos, uma cidade para as pessoas saudáveis e felizes. Já são sete Vilas da Saúde na cidade e, dessa forma, vamos nos aproximando cada vez mais da comunidade”, afirma o prefeito.
O secretário da Saúde, Rodrigo Andrioli, destaca que a Vila da Saúde vai beneficiar a população atendida pela UBSF Itaum que atende a cerca de 18 mil pessoas dos bairros Itaum, Guanabara e região.
Para Andrioli, o equipamento é mais uma demonstração do compromisso do município em promover a saúde pública e o bem-estar da população de Joinville.
“A Vila da Saúde tem o objetivo de trabalhar no tripé promoção, prevenção e recuperação da saúde. E neste mês de aniversário da cidade, é mais um presente para a comunidade joinvilense”.
A construção da Vila da Saúde da UBSF Itaum custou R$1.357.094,97, sendo R$ 1 milhão oriundo de emenda do então deputado federal Coronel Armando, e o complemento do valor da obra de emenda do então deputado federal Rodrigo Coelho.
A nova Vila da Saúde
Instalada em um terreno anteriormente utilizado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a nova Vila da Saúde trouxe novo cenário às imediações da UBSF Itaum, na rua Guanabara.
A Vila da Saúde possui 3,3 mil metros quadrados de área, conta com pista de caminhada com 200 metros de extensão, espaço coberto climatizado para a prática de atividades em grupo e equipado com banheiros, academia ao ar livre, passeios acessíveis, parquinho para as crianças, mesas de xadrez e quadra de areia, além de elementos paisagísticos que compõem o ambiente.
Como equipamento integrante da UBSF Itaum, a Vila da Saúde é aberta à população durante o horário de funcionamento da Unidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Nesse período, a comunidade pode aproveitar o espaço e sua estrutura para a realização de atividades individuais ou em grupo.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde