Joinville foi reconhecida entre as cidades mais planejadas e organizadas do Brasil

Vista aérea do centro de Joinville - Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Um levantamento mapeou as sete cidades brasileiras que se destacam no país quanto ao planejamento urbano e, por consequência, qualidade de vida aos moradores. Entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, Joinville está em sétimo lugar no ranking que avaliou áreas como urbanismo, infraestrutura, mobilidade e desenvolvimento sustentável.

O ranking foi publicado pela Editora Perfil, um grupo multiplataforma com publicações em 12 países. Os dados avaliados foram os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Índice de Progresso Social (IPS Brasil).

“Cidades planejadas são aquelas que foram pensadas para facilitar a vida dos cidadãos, promovendo uma organização espacial que prioriza o bem-estar, acessibilidade e crescimento ordenado. As cidades mais planejadas do Brasil são exemplos de que o urbanismo bem-feito pode transformar a qualidade de vida de seus moradores”, aponta o artigo.

Joinville é descrita no ranking por seu planejamento urbano eficiente. A cidade, única catarinense destacada no levantamento, é apresentada com um modelo de expansão organizado. Além disso, o artigo aponta que Joinville tem investido em infraestrutura e preservação ambiental e é destaque no Sul do Brasil em qualidade de vida.

A cidade mais populosa de Santa Catarina tem os seguintes pontos positivos destacados na publicação: economia estável e diversificada, boa infraestrutura e serviços de saúde e educação, além do foco em sustentabilidade e preservação ambiental.

“Esse reconhecimento é o resultado de um trabalho de planejamento extenso que Joinville vem desenvolvendo há várias décadas. Nos últimos anos, tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Vereadores tiveram a coragem de retomar discussões que a cidade precisava ter há muito tempo e estavam paralisadas. A revisão do Plano Diretor, por exemplo, feita em 2022 trouxe as áreas de expansão urbana vocacionada, como para habitação, industriais e empresariais”, aponta o secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, Marcel Virmond Vieira.

O secretário destaca a aplicação de novas tecnologias como outro ponto importante que faz Joinville ser considerada uma das cidades mais bem planejadas do Brasil. “Hoje os processos de análise e de tomada de decisão no planejamento urbano e mobilidade são fundamentados em dados, obtidos cientificamente, em análises socioespaciais, geográficas, com o uso de inteligência artificial. Joinville vem recebendo reconhecimento e destaque pela utilização das tecnologias atuais que são aplicadas aqui no planejamento urbano, habitação, mobilidade e infraestrutura”, explica.

A reportagem completa sobre o ranking está disponível no portal da Editora Perfil.

Veja o ranking das cidades brasileiras mais bem planejadas

  1. Brasília (DF)
  2. Curitiba (PR)
  3. Palmas (TO)
  4. Maringá (PR)
  5. Vitória (ES)
  6. Campinas (SP)
  7. Joinville (SC)

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos