Joinville enfrenta Alerta Laranja devido a chuvas intensas; confira serviços impactados e previsão

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

A Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência (Plancon) para Alerta Laranja neste sábado, 7, após o acumulado de chuvas atingir 103 milímetros nas últimas 24 horas. A decisão foi tomada devido ao aumento das ocorrências de alagamentos, quedas de muro e risco de deslizamentos em diversas regiões da cidade.

Até as 11h, foram registradas 27 ocorrências, incluindo cinco casos de deslizamento ou queda de muro em bairros como Boa Vista, Nova Brasília e Iririú. Apesar da gravidade da situação, não houve registro de feridos. A região central e o norte da cidade concentram os principais pontos de alagamento, mas todas as regiões enfrentam dificuldades.

Transporte coletivo é suspenso

Devido aos alagamentos e após alinhamento com a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o Sistema de Transporte Coletivo de Joinville está temporariamente suspenso. A medida foi adotada para garantir a segurança operacional e será mantida até que as condições sejam consideradas seguras para a retomada das operações. No Terminal Central, os Bombeiros Voluntários realizaram resgates de pessoas ilhadas.

Serviços impactados

As fortes chuvas também causaram a suspensão do transporte coletivo até as 11h30 deste sábado. No Terminal Central, os Bombeiros Voluntários realizaram resgates de pessoas que ficaram ilhadas. Além disso, o espetáculo de encerramento da Escola Municipal de Ballet, previsto para esta noite no Centreventos Cau Hansen, foi cancelado, assim como o funcionamento dos museus e do Zoobotânico.

As atrações do Natal de Joinville, incluindo a Roda Gigante, o Carrossel e a Pista de Patinação, estão suspensas durante o fim de semana. O Desfile de Natal e o Teatro de Bonecos também foram cancelados. A agenda para a Pista de Patinação será reaberta na segunda-feira (9), ao meio-dia, pelo aplicativo Joinville Fácil.

Previsão e recomendações

A instabilidade climática deve continuar até segunda-feira (9), segundo a Defesa Civil. A recomendação é que os joinvilenses evitem deslocamentos desnecessários e fiquem atentos ao risco de deslizamentos, especialmente em áreas de morro. Sinais de alerta incluem árvores inclinadas, rachaduras em paredes e água barrenta escoando do solo.

“Nós podemos ter outros momentos com chuvas mais intensas. Com o solo encharcado, o risco de deslizamento aumenta”, destacou Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.

Em casos de emergência, os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo número 193, e a Defesa Civil pelo 199.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos

Cresce a empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal em Santa Catarina