Joinville é o sexto município no mundo a receber certificação Cidade Angels pela excelência no tratamento ao AVC

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

A excelência na jornada de tratamentos dos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), desde a prevenção até a reabilitação, os indicadores de sucesso obtidos pelo atendimento pré hospitalar oferecido pelo Samu, e a inclusão do tema na Rede Municipal de Ensino, garantiram a Joinville a certificação internacional Cidade Angels.

A entrega da certificação ocorreu nesta sexta-feira (13), no auditório anexo à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória. O evento teve a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.

Também participaram médicos, enfermeiros e profissionais do Hospital Municipal São José (HMSJ) e da Secretaria da Saúde (SES), além de representantes da Iniciativa Angels.

O Cidade Angels é uma iniciativa privada não promocional da Boehringer Ingelheim e da World Stroke Organization (WSO), que visa melhorar o cuidado de AVC em âmbito mundial. Ela está presente em mais de 150 países e em oito mil hospitais. Joinville é a primeira Cidade Angels do Estado de Santa Catarina, a quarta no Brasil e a sexta no mundo.

Para o prefeito Adriano Silva, a certificação demonstra o quanto Joinville valoriza a saúde dos joinvilenses, área em que o município investe de forma diferenciada e que conta com o trabalho de profissionais qualificados.

“Ser reconhecida como Cidade Angel demonstra o trabalho sério e comprometido dos nossos servidores do Hospital Municipal São José, da área da Saúde e também da Educação. Afinal, é um trabalho realizado desde a prevenção até a reabilitação do paciente”, destaca o prefeito.

A importância do trabalho foi reiterada pelo diretor-presidente do Hospital Municipal São José, Arnoldo Boege Junior: “A certificação valida um sistema que funciona e que há muitos anos é motivo de orgulho para o município”.

De acordo com a consultora científica da Iniciativa Angels, Andréa Giordano, um conjunto de diferenciais projetou Joinville como potencial Cidade Angels. Entre eles, o pioneirismo em ter uma Unidade de AVC, um protocolo instituído para o atendimento aos pacientes, a atuação do Hospital Municipal São José e da sua equipe qualificada.

Também se destacam a parceria com o Samu e a eficiência no atendimento de resgate dos pacientes, bem como a atuação da Associação Brasil AVC (ABAVC) na capacitação e reabilitação.

Prevenção se aprende na escola

Mas o ponto culminante para se tornar Cidade Angel foi garantida com a inclusão do tema AVC no Mapa de Progressão de Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino. Com a iniciativa, alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental das escolas municipais, passam a se aprofundar no assunto em disciplinas como matemática, ciências da natureza e educação física, em atividades especiais, sempre no mês de julho.

“Joinville é modelo para o Brasil há muitos anos. A população da cidade tem certeza do serviço de excelência que está sendo ofertado. A população sabe o que é o AVC, o que fazer no caso da doença e como prevenir. Hoje, alunos do Ensino Fundamental também são impactados aprendendo como prevenir, como identificar e em quanto tempo tratar. Isso faz com que a população esteja mais preparada. Consequentemente, reduz a mortalidade e a incapacidade dos pacientes com AVC”, avalia Andréa.

Além de agradecer aos profissionais e gestores pelo trabalho realizado ao longo dos 30 anos que consolidaram Joinville como referência em tratamento ao AVC, a neurologista do HMSJ, Carla Moro, também fundadora e presidente do Conselho Fiscal e Consultivo da Associação Brasil AVC (ABAVC), reforçou que 90% dos casos de acidente vascular cerebral podem ser evitados por meio de cuidados como alimentação saudável e prática de atividades físicas.

“O AVC é uma doença que não pode ser erradicada, mais pode ser evitada. E a melhor maneira de começar é com a educação de crianças e adolescentes que podem mudar hábitos desde cedo”, afirma.

Hospital São José e SAMU reconhecidos

Além da entrega da certificação Cidade Angels para Joinville, o evento da Iniciativa Angels teve outros dois momentos especiais.

O Hospital Municipal São José recebeu a certificação com o status Ouro, por atingir o nível máximo de qualidade e eficiência no atendimento ao AVC, e o Samu foi certificado com o status Diamond.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025