A excelência na jornada de tratamentos dos pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), desde a prevenção até a reabilitação, os indicadores de sucesso obtidos pelo atendimento pré hospitalar oferecido pelo Samu, e a inclusão do tema na Rede Municipal de Ensino, garantiram a Joinville a certificação internacional Cidade Angels.
A entrega da certificação ocorreu nesta sexta-feira (13), no auditório anexo à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Glória. O evento teve a presença do prefeito Adriano Silva e da vice-prefeita Rejane Gambin, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas.
Também participaram médicos, enfermeiros e profissionais do Hospital Municipal São José (HMSJ) e da Secretaria da Saúde (SES), além de representantes da Iniciativa Angels.
O Cidade Angels é uma iniciativa privada não promocional da Boehringer Ingelheim e da World Stroke Organization (WSO), que visa melhorar o cuidado de AVC em âmbito mundial. Ela está presente em mais de 150 países e em oito mil hospitais. Joinville é a primeira Cidade Angels do Estado de Santa Catarina, a quarta no Brasil e a sexta no mundo.
Para o prefeito Adriano Silva, a certificação demonstra o quanto Joinville valoriza a saúde dos joinvilenses, área em que o município investe de forma diferenciada e que conta com o trabalho de profissionais qualificados.
“Ser reconhecida como Cidade Angel demonstra o trabalho sério e comprometido dos nossos servidores do Hospital Municipal São José, da área da Saúde e também da Educação. Afinal, é um trabalho realizado desde a prevenção até a reabilitação do paciente”, destaca o prefeito.
A importância do trabalho foi reiterada pelo diretor-presidente do Hospital Municipal São José, Arnoldo Boege Junior: “A certificação valida um sistema que funciona e que há muitos anos é motivo de orgulho para o município”.
De acordo com a consultora científica da Iniciativa Angels, Andréa Giordano, um conjunto de diferenciais projetou Joinville como potencial Cidade Angels. Entre eles, o pioneirismo em ter uma Unidade de AVC, um protocolo instituído para o atendimento aos pacientes, a atuação do Hospital Municipal São José e da sua equipe qualificada.
Também se destacam a parceria com o Samu e a eficiência no atendimento de resgate dos pacientes, bem como a atuação da Associação Brasil AVC (ABAVC) na capacitação e reabilitação.
Prevenção se aprende na escola
Mas o ponto culminante para se tornar Cidade Angel foi garantida com a inclusão do tema AVC no Mapa de Progressão de Aprendizagem da Rede Municipal de Ensino. Com a iniciativa, alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental das escolas municipais, passam a se aprofundar no assunto em disciplinas como matemática, ciências da natureza e educação física, em atividades especiais, sempre no mês de julho.
“Joinville é modelo para o Brasil há muitos anos. A população da cidade tem certeza do serviço de excelência que está sendo ofertado. A população sabe o que é o AVC, o que fazer no caso da doença e como prevenir. Hoje, alunos do Ensino Fundamental também são impactados aprendendo como prevenir, como identificar e em quanto tempo tratar. Isso faz com que a população esteja mais preparada. Consequentemente, reduz a mortalidade e a incapacidade dos pacientes com AVC”, avalia Andréa.
Além de agradecer aos profissionais e gestores pelo trabalho realizado ao longo dos 30 anos que consolidaram Joinville como referência em tratamento ao AVC, a neurologista do HMSJ, Carla Moro, também fundadora e presidente do Conselho Fiscal e Consultivo da Associação Brasil AVC (ABAVC), reforçou que 90% dos casos de acidente vascular cerebral podem ser evitados por meio de cuidados como alimentação saudável e prática de atividades físicas.
“O AVC é uma doença que não pode ser erradicada, mais pode ser evitada. E a melhor maneira de começar é com a educação de crianças e adolescentes que podem mudar hábitos desde cedo”, afirma.
Hospital São José e SAMU reconhecidos
Além da entrega da certificação Cidade Angels para Joinville, o evento da Iniciativa Angels teve outros dois momentos especiais.
O Hospital Municipal São José recebeu a certificação com o status Ouro, por atingir o nível máximo de qualidade e eficiência no atendimento ao AVC, e o Samu foi certificado com o status Diamond.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde