O coletivo francês Les Barbarins Fourchus apresenta o cine-concerto Lumina na Harmonia Lyra, em Joinville, no dia 12 de junho. O projeto que une música ao vivo e cinema mudo faz parte da programação da Tournée AF da Aliança Francesa da Capital, que levará oito atrações diferentes para a cidade até o fim do ano, todas gratuitas e com audiodescrição ao vivo.
Touma Guittet e Richard Pesenti, do coletivo Les Barbarins Fourchus, apresentam em Santa Catarina o seu novo cine-concerto Lumina, com curtas-metragens de animação, principalmente do leste europeu. Com delicadeza e poesia, musicam estas obras inspiradas em mitos e contos tradicionais para nos transportar numa viagem visual e musical em torno do tema da luz e das suas diferentes interpretações. Um evento mágico para as crianças e também adultos.
Lumina combina curtas-metragens de animação e som ao vivo de dois artistas para criar uma trilha sonora contemporânea em uma viagem visual única. Todas as histórias têm em comum o fato de explorarem o tema da luz, através de ideias de claro-escuro ou de evocação simbólica e filosófica da luz. Nesta profusão de interpretações que a luz nos evoca, desde as mais ancestrais (o fogo de Prometeu, a caverna de Platão) às mais recentes (as salas escuras do cinema), os artistas apresentam uma obra universal para todos os públicos.
Iniciativa da Aliança Francesa de Florianópolis (AFF), a Tournée AF tem o propósito de proporcionar o intercâmbio entre artistas do Brasil e da França, além de seguir contribuindo para o fomento da cena cultural catarinense.
A Tournée AF – Première Édition é um projeto cultural realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Tournée AF – Première Édition conta com o incentivo da Celesc.
O evento é gratuito, com inscrições no Sympla neste link
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde