Nos dias 22 e 23 de abril, Joinville recebe mais uma edição do Dia Mundial da Criatividade (WCD), o maior festival colaborativo de criatividade do mundo. A cidade faz parte da rede global de 55 cidades anfitriãs do evento, que neste ano também acontece em Portugal, Cazaquistão e Quirguistão, com atividades gratuitas e abertas ao público.
Com o tema “Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impactos”, o WCD 2025 busca conectar pessoas de diferentes idades, áreas e histórias em torno do poder da criatividade como força de transformação. A programação local acontece no Ágora Tech Park, e contará com 2 dias de atividades, mais de 15 inspiradores e centenas de pessoas impactadas.
A produção executiva do evento em Joinville está sob a liderança de Vinícius Takeo, Gestor de Comunidade do Ágora Tech Park, com co-liderança de João Bertholdi, Amabile Fagundes, Mavi Fagundes e Laura Costt, que juntos mobilizam uma rede de voluntários, parceiros e organizações comprometidas em fortalecer o ecossistema criativo da cidade. A Fundação Pró-Rim também abraçou essa iniciativa como voluntária e parceria da edição 2025 do WCD.
“Abracei a liderança do WCD em Joinville ao entender o impacto transformador da economia criativa no cenário global. As mudanças tecnológicas impulsionadas pela IA Generativa e pela Web 3.0 estão acelerando esse processo. Vi nesta oportunidade uma chance de posicionar Joinville como referência nessa nova economia”, destaca Takeo.
A iniciativa foi reconhecida oficialmente pela ONU em 2017 e é liderada globalmente por Lucas Foster, idealizador do evento, da ProjectHub e do Prêmio Brasil Criativo. A missão do World Creativity Day é clara: democratizar a criatividade e estimular soluções inovadoras para desafios locais e globais.
Em Joinville, o evento acontece no Ágora Tech Park, utilizando espaços do próprio centro de inovação e outras salas como o Laboratório de Criatividade, Sala de Podcast (Ágora.Play) e Fab Lab Joinville. As inscrições são gratuitas.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde