Santa Catarina celebra o Dia Internacional da Animação (DIA), comemorado em 28 de outubro, com uma programação diversificada e gratuita em 21 cidades do Estado, incluindo Joinville. O destaque será a Mostra Oficial, realizada simultaneamente em todas as localidades participantes, às 19h, com exibições de curtas-metragens de animação. Serão apresentadas uma hora de produções brasileiras (Mostra Nacional) e uma hora de produções internacionais (Mostra Internacional).
Em Joinville, as exibições ocorrerão no Galpão de Teatro da AJOTE, no bairro América. Além da Mostra Oficial, a programação se estende durante a semana anterior e posterior ao evento, com sessões voltadas ao público infantil (Mostra Infantil) e à temática ambiental (Mostra Ambiental), em cinemas, escolas e instituições, todas com entrada gratuita.
As cidades catarinenses que terão programação do DIA incluem Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Chapecó, Palhoça, Lages, São Francisco do Sul, entre outras. A edição de 2024 também marcará 18 anos de celebração do evento em Santa Catarina, com a Mostra Histórica Catarinense, exibindo animações icônicas locais, como Aventuras na Ilha da Magia e Menino Caranguejo.
Com o apoio do Prêmio Catarinense de Cinema e da Lei Paulo Gustavo, o evento busca democratizar o acesso ao cinema de animação e fortalecer a produção cinematográfica local, ampliando a programação para novas cidades e promovendo a inclusão através de audiodescrição, legendas e LIBRAS.
Programação em Joinville, do Dia Internacional na Animação (DIA) em SC:
- Mostra Oficial – 28/10/2024 – 19h – Univille – Universidade
- Mostra Infantil e Ambiental – 30/10/2024 – 8h – Univille Universidade (Biblioteca)
- Mostra Regional – 01/11/2024 – 19h CEU Aventureiro
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram
![](https://www.folhametropolitana.com/wp-content/uploads/2022/08/2-1-150x150.png)
Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde