Joinville busca integração com Estado para melhor gestão da população em situação de rua

Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação.

Na tarde desta quarta-feira, 26, o prefeito Adriano Silva participou de uma reunião sobre a população em situação de rua promovida pelo governador Jorginho Mello na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. Também participaram o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari; e o prefeito de Itajaí, Robison Coelho.

“Esta é uma situação complexa que está presente em cidades de todo o mundo como um desafio do serviço social, da saúde e da segurança pública. As soluções não são simples e somente serão possíveis quando o poder público e a população trabalharem alinhados”, explica Adriano.

Na ocasião, cada prefeito relatou a situação relacionada ao aumento da população de rua em suas cidades, bem como as estratégias adotadas em cada município para o enfrentamento desta questão. O prefeito Adriano Silva detalhou as ações da Prefeitura de Joinville, com destaque para a atuação do Comitê Estratégico de Ordem Pública e as operações coordenadas do Grupo de Ação de Ordem Pública.

Uma das dificuldades compartilhadas está no gerenciamento das informações, já que cada município possui os seus cadastros e os armazenam em locais e com métodos distintos. Este fato impossibilita, por exemplo, o cruzamento dos dados e o acompanhamento do deslocamento de uma pessoa em situação de rua por diversas cidades de Santa Catarina.

Por isso, ficou definido que o Governo do Estado de Santa Catarina, em parceria dos os municípios, representados pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), realizarão um cadastramento da população em situação de rua em nível estadual, para colaborar com o controle populacional e as necessidades em cada região, bem como acompanhar os possíveis movimentos migratórios entre as cidades.

“Considero este um passo importante que vai reforçar os laços dos municípios com o Governo do Estado e também vai oportunizar para os gestores um diagnóstico atualizado para a adoção de medidas eficazes”, conclui Adriano.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana

A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Joinville começa com vitória no Brasileirão Série D

Joinville Vôlei se despede da Superliga após sofrer virada em jogo eletrizante contra o Vôlei Renata

Finalista de prêmio nacional, Amanda Linhares anuncia show em Joinville

Celesc instala totens de autoatendimento em órgãos públicos de Joinville e Araquari

Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Governo lança programa de identificação e proteção de cães e gatos