A partir de segunda-feira, 22, a emissão da guia do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para casos de financiamento passa a ser imediata. A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Joinville automatizou o processo e o prazo, que era de em média três dias úteis, agora é de poucos segundos.
Atualmente, aproximadamente 40% dos pedidos de emissão de ITBI são para imóveis financiados, em números absolutos são, em média, 400 processos do tipo ao mês.
Para fazer a solicitação, o usuário continua acessando o Autosserviço da Prefeitura, onde ele informa todos os dados necessários no processo. A diferença é que estas informações agora passam por processamento digital – antes era necessária a intervenção humana em cada processo.
Durante as últimas semanas, profissionais da Secretaria da Fazenda apresentaram as melhorias para atuantes em imobiliárias, correspondentes bancários e outros órgãos e entidades interessados, como Sindicato da Indústria Construção Civil de Joinville (Sinduscon), Associação Catarinense de Construtores e Afins (ACCA) e Associação Joinvilense de Engenheiros Civis (Ajeci). Estes formam o público que costuma lidar com este tipo de processo.
Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Folha Metropolitana
A diferença entre a literatura e o jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida… Oscar Wilde