Joinvilense faz história e Brasil conquista quarto lugar inédito no mundial de 3×3

Competição aconteceu na Áustria, entre os dias 1 à 4 de junho
Foto: FIBA3X3

A seleção brasileira de basquete 3×3 participou de seis edições da Copa do Mundo da modalidade e alcançou sua melhor colocação no mundial de 2022, conquistando o 16º lugar. Apesar de nunca ter passado da fase de grupos, em 2023 a equipe brasileira mostrou um desempenho impressionante e garantiu conquistou o quarto lugar. Essa é a melhor posição já alcançada por uma seleção sul-americana na história do basquete 3×3. Jefferson Socas, joinvilense e capitão da seleção, comandou a conquista inédita.

No início do torneio, a equipe composta por Ruan Miranda, Leo Branquinho, Jefferson Socas e Jonatas Mello enfrentou uma tarefa difícil na chave de grupos. Para avançar para a fase eliminatória, a seleção brasileira precisava vencer pelo menos dois jogos. Surpreendendo a todos, o Brasil venceu três partidas, incluindo dois times do top 10 mundial: Alemanha (10º) e França (8º), além de Madagascar (20º). No último confronto do Grupo A, enfrentaram a Sérvia (1º), atual campeã e maior vencedora da Copa do Mundo, com cinco títulos. Infelizmente, os brasileiros foram derrotados por 21 a 17, o que classificou os sérvios diretamente para as quartas de final.

Já classificado para a fase eliminatória e fazendo história na competição, o Brasil mostrou sua capacidade de avançar ainda mais ao vencer um jogo duro e físico contra o Japão. Com uma grande atuação de Mello e Ruan, cada um marcando 7 pontos, a seleção brasileira venceu por 20 a 17. Nas quartas de final, em um confronto tenso e repleto de faltas contra a Polônia (11º), a partida foi decidida nos últimos segundos. Faltando 4 segundos para o fim e perdendo por 11 a 10, a seleção brasileira pediu um tempo e Léo Branquinho tomou a iniciativa: “Eu chuto!”

Com a possibilidade de fazer uma cesta de um ponto e levar o jogo para a prorrogação, Léo Branquinho decidiu arriscar um arremesso de dois pontos e teve sucesso, proporcionando ao Brasil uma das maiores vitórias de sua história. O placar final foi de 12 a 11.

Nas semifinais, já entre as quatro melhores equipes do Mundial, o Brasil enfrentou os Estados Unidos em uma revanche da AmeriCup 2022, na qual os norte-americanos conquistaram o título e os brasileiros ficaram em segundo lugar. Mais uma vez, a história se repetiu, e em um jogo semelhante e com falhas defensivas do Brasil, Jimmy Fredette, ex-jogador da NBA, converteu dois arremessos consecutivos, abrindo uma vantagem de 5 pontos que não foi possível recuperar. O placar final foi de 21 a 17 para os Estados Unidos.

Na disputa pelo terceiro lugar, a seleção brasileira enfrentou a Letônia (7º). Desgastada pela competição, a equipe brasileira não resistiu e saiu derrotado por 22 a 12.

Ruan Miranda pegou 31 rebotes em 7 jogos, além de pegar 19 deles ofensivamente. Ruan termina o mundial como maior reboteiro da competição. Léo Branquinho finalizou a competição com 48 pontos, cinco maior pontuador da competição.

O título ficou com a Sérvia e se tornaram hexacampeão, Estados Unidos com o segundo lugar. No feminino, Estados Unidos conquistou o título e a França com o vice. Austrália completou o pódio com o terceiro lugar.

Receba notícias em seu celular pelo grupo de WhatsApp do jornal Folha Metropolitana

Curta nossa página do Facebook e siga-nos no Instagram

Patryck Cachoeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Recentes

Defesa Civil eleva alerta para nível laranja e Joinville registra alagamentos

ArcelorMittal contribui com quase meio milhão de reais para ampliar atendimento oncológico feminino em São Francisco do Sul

MPSC ajuíza ação para garantir atendimento pediátrico na UPA 24 horas em São Francisco do Sul

Motorista que atropelou ciclista e fugiu é identificado e indiciado em Joinville

Método Wolbachia, que auxilia no combate à dengue, vai ser ampliado em Joinville

LIESJ e Secult anunciam programação e atrações do Carnaval de Joinville 2025